Geografia, perguntado por mariaclara754p, 5 meses atrás

a religião indígena é monoteíta

é de religião​

Soluções para a tarefa

Respondido por cavalcantee001
1

Resposta: politeísta

Explicação:

Respondido por danieleevangelistasi
0

Resposta:

O monoteísmo substancial, encontrado em algumas religiões indígenas africanas, sustenta que os inúmeros deuses são formas diferentes de uma única substância subjacente.

Explicação:

Monoteísmo faz parte da corrente religiosa na qual se acredita em apenas um Deus. Etimologicamente, o termo tem origem grega e significa mónos = único, théos = deus. Desta forma, os monoteístas seguem apenas uma religião e acreditam em uma divindade poderosa e criadora do mundo. Ela se difere do Politeísmo, pois este acredita em mais de um Deus.  

 

Mas a concepção Monoteísta não é única e cada uma delas propõe uma ideia diferente do Deus criador. Essa linha reúne as religiões com os maiores números de adeptos do mundo. Elas são: Cristianismo, Islamismo, Judaísmo.

Origem do Monoteísmo

Três das maiores religiões do mundo – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo – têm como base filosófica a Bíblia. Assim, elas reconhecem Abraão como pai fundador e, por isso, são também denominadas de Abraamicas.  

A história de Abraão conta que ele tinha nascido em uma cidade em que o Politeísmo predominava. Entretanto, ele acreditava que existia apenas um Deus e que este o havia chamado para conduzir seu povo até a terra prometida. Outros historiadores acreditam que a primeira religião Monoteísta foi o Zoroastrismo. Fundada pelo profeta Zoroastro, essa corrente surgiu na Pérsia durante o século VI a.C.  

Símbolos das principais religiões do Monoteísmo. (Imagem: Wikipedia)

Principais religiões do Monoteísmo

 

Como foi dito anteriormente, existem três principais religiões do Monoteísmo. Elas possuem o maior número de seguidores do mundo. Conheça mais sobre elas abaixo:

• Islamismo: é a religião do monoteísmo que mais cresce no mundo. Ela se fundamenta nos ensinamentos de Maomé, encontrados no Alcorão. Segundo os seguidores, este livro reúne as mensagens divinas de Maomé e, por isso, é considerado sagrado pelos muçulmanos.  

• Cristianismo: ainda é a religião com o maior número de adeptos. Ela segue os ensinamentos colocados na Bíblia Sagrada e tem Jesus Cristo como o Salvador. As duas principais ramificações do Cristianismo é o catolicismo e o protestantismo. A primeira tem como símbolo a cruz sagrada que representa a crucificação e a segunda tem como referência a própria bíblia.  

• Judaísmo: é a corrente do monoteísmo mais antiga. Também tem a bíblia como livro sagrado, mas se baseia no antigo testamento. O símbolo do judaísmo é um candelabro de sete braços denominado de Menorá. Os encontros religiosos são realizados nos templos judaicos ou sinagogas e lá são realizadas preces, estudos, cultos e rituais sagrados promovidos pelos rabinos. Nestes espaços fica uma arca que representa a ligação entre judeus e deus.  

As concepções de deus no Monoteísmo

Cada corrente do Monoteísmo tem uma concepção diferente de deus. Estas divergências estão centradas nas diferenças de cada civilização. O Monoteísmo substancial, por exemplo, acredita que existem diversos deuses, mas que todos eles são provenientes de uma substância subjacente. O Monoteísmo trinitário, por sua vez, entende que o deus é único, mas existem nele três pessoas diferentes: pai, filho e Espirito Santo.  

O Judaísmo, o Zoroastrismo, parte do Cristianismo e do Islamismo também acreditam na diferenciação entre bem e mal do monoteísmo filosófico. As religiões monoteístas ainda pregam a ideia de deus como centro ético e moral da sociedade e acredita que o comportamento e conduta dos homens devem ser ditados por deus.  

A religião monoteísta fé Bahá’í prega a união espiritual da humanidade a partir de três princípios básicos: a unidade de Deus, a unidade da religião e a unidade da humanidade. Acredita ainda que o deus único é fonte de toda sabedoria e o criador de todas as coisas do mundo. Os Bahá’í também acreditam que este deus é inacessível ao homem, além de ser responsável por criar todas as religiões existentes na terra. Deus educa através da religião e, assim, ensina os povos sobre o que é necessário.  

Outras concepções Monoteístas

Cada religião entende o deus único a partir de uma ideia filosófica diferente. É por isso que existem tantos grupos religiosos monoteístas. Conheça agora algumas dessas concepções e entenda os principais conceitos por trás deles.  

• Judaísmo: é uma das principais religiões abraâmicas. Esses povos acreditam em apenas um deus e não admite a existência outros. Tem cerca de 15 milhões de fies.  

• Islamismo: outra religião abraâmica. Acredita que Alah é o único deus e ele é inigualável. Tem cerca de 1,2 bilhões de adeptos.  

• Trinitarismo: concepção que acredita na trindade do pai, filho e espirito santo, além da existência no deus onipresente, onipotente e onisciente.  

• Deísmo: acredita na existência de uma divindade responsável pela criação da natureza, mas que não intervém no mundo ou intervém por meio da providência.  

Perguntas interessantes