A religião foi muito importante para a manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses pelo Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó.
(Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 44.)
O texto acima discutiu o papel da religião no controle dos camponeses no Egito Antigo. Assim sendo, discorra sobre algumas características importantes da religião na sociedade egípcia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A civilização egípcia possuía uma religião politeísta, ou seja, os indivíduos acreditavam na existência de vários deuses. O próprio Faraó era visto como um deus vivo, o que contribuiu para o controle e a ordem dos camponeses e de toda civilização de um modo geral. Além do mais, os deuses egípcios eram relacionados a elementos da natureza, que foi interpretada como peça fundamental para a existência material do ser humano. Entre os reis mais conhecidos do Egito Antigo, destacaram-se os seguintes: Amon-Rá, que era o deus-Sol; Osíris, deus da vegetação e o mais cultuado entre os egípcios; Ísis, que foi irmã e esposa de Osíris; e Hórus, deus do céu que era filho de Ísis e Osíris. Esses deuses eram cultuados nos rituais realizados nos templos e várias oferendas eram prestadas em homenagens a eles. Entre as oferendas, existiu a prática de oferecer alimentos para os deuses, uma vez que os indivíduos acreditavam que eles possuíam os mesmos desejos humanos. Vale lembrar que os egípcios foram os primeiros a acreditarem na vida após a morte e, por isso, eles realizavam a prática da mumificação como método de preservar o corpo, pois eles pensavam que a alma poderia voltar após o julgamento dos mortos.
Bons Estudos!
Explicação: A civilização egípcia possuía uma religião politeísta, ou seja, os indivíduos acreditavam na existência de vários deuses. O próprio Faraó era visto como um deus vivo, o que contribuiu para o controle e a ordem dos camponeses e de toda civilização de um modo geral. Além do mais, os deuses egípcios eram relacionados a elementos da natureza, que foi interpretada como peça fundamental para a existência material do ser humano. Entre os reis mais conhecidos do Egito Antigo, destacaram-se os seguintes: Amon-Rá, que era o deus-Sol; Osíris, deus da vegetação e o mais cultuado entre os egípcios; Ísis, que foi irmã e esposa de Osíris; e Hórus, deus do céu que era filho de Ísis e Osíris. Esses deuses eram cultuados nos rituais realizados nos templos e várias oferendas eram prestadas em homenagens a eles. Entre as oferendas, existiu a prática de oferecer alimentos para os deuses, uma vez que os indivíduos acreditavam que eles possuíam os mesmos desejos humanos. Vale lembrar que os egípcios foram os primeiros a acreditarem na vida após a morte e, por isso, eles realizavam a prática da mumificação como método de preservar o corpo, pois eles pensavam que a alma poderia voltar após o julgamento dos mortos.