História, perguntado por isadorasparanhos, 9 meses atrás

A religião e a língua eram os principais elementos que unificavam o mundo grego?

Soluções para a tarefa

Respondido por cristianepg80
12

Resposta:

Religião na Grécia antiga diz respeito a um conjunto de crenças que se modificou ao longo dos períodos Minoico, Micênico, arcaico e clássico do mundo grego antigo e apresentou diversos aspectos. Até onde se sabe, os gregos não possuíam nenhum livro sagrado como a Bíblia. Nesse sentido,a religião na Grécia antiga é que não possuía dogmas, textos ou sacerdotes que orientassem ou monopolizassem a interpretação espiritual. Há autores, por outro lado, que afirmam haver profissões de fé individuais, que atribuíam um tom particular e característico no estudo da Religião grega. Cada pólis tinha preferência por certas divindades em seus cultos e ritos, mas compartilhavam com outras pólis algumas práticas em comum, como a realização de grandes festas, como as Dionisíacas. Os gregos valorizavam os rituais, pois acreditavam que deles dependia a sorte dos humanos. Os ritos giravam em torno do altar de sacrifícios, que tinham um caráter festivo — a própria palavra sacrifício, em grego antigo, significava também festa religiosa —, acompanhados de músicas, cânticos, jogos e competições. As relações de poder pertenciam ao núcleo da religiosidade grega e também se manifestavam nos rituais.

Explicação:

Respondido por larissamagrani
7

A sociedade antiga grega tinha como religião o politeísmo. "Poli" significa "muito" e "teísmo", "deus". Assim, quem é politeísta é aquele que acredita em mais de um deus.

Os gregos acreditavam em vários deuses e cada um tinha uma característica: Atena é deusa da sabedoria, Afrodite, deusa da beleza, Eros, deus do amor e etc.

Os deuses tinha atributos humanos. Inclusive, corpos e atitudes. Assim, os deuses agiam conforme sentimentos de amor, ódio, paixão, ira, angústia, vingança.

As características da Democracia Ateniense giram em torno do lógos (palavra) e da igualdade entre os cidadãos.

Na pólis grega, os cidadãos participavam das questões de interesse público nas ágoras e assembleias realizadas. Contudo, nem todos tinham voz política, como, por exemplo, as mulheres, os escravos e os estrangeiros.

Nesse sentido, os assuntos não ficavam destinados aos imperadores ou reis, mas ao povo grego.

A democracia ateniense se caracteriza pela visibilidade, pois os homens apareciam e falavam nas assembleias; pela palavra e pela isonomia, uma vez que todos os homens tinham direito a se expressar por meio da oratória e da retórica.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/29060400

Anexos:
Perguntas interessantes