História, perguntado por Brayanzinho000, 8 meses atrás

A religião dos romanos era politeísta e antropomórfica com nítidas influências das crenças etrusca e grega. Ao dominar grande parte do mundo conhecido, os romanos entraram em contato com diversas religiões e tiveram por elas grande respeito. Algumas chegaram a erigir seus templos na própria cidade de Roma. O Panteão, ou conjunto de deuses, dos romanos chegou a incorporar alguns dos deuses gregos, com nomes trocados para nomes latinos, mas com os mesmos atributos. (FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011). A tolerância que os romanos tiveram para com diversas religiões do mundo por eles conquistadas não existiu, entretanto, para com a religião cristã, pois: *

1 ponto

A. o universo simbólico do cristianismo era muito próximo da religiosidade romana, inclusive em relação ao monoteísmo, o que acabou gerando certa competição entre as religiões.

B. no momento em que surgiu o cristianismo, a sociedade romana vivia o período mais agudo da sua crise política, social e econômica, o que aumentou a repressão à nova religião.

C. o cristianismo era, à época, uma religião fechada à conversão, assim como o judaísmo, o que contrariava o esforço de expansão e a perspectiva universalizante da sociedade romana.

D. a figura do papa e das outras autoridades da Igreja Católica, tais como cardeais, bispos e arcebispos, ameaçavam simbolicamente a ordem, a hierarquia e a própria existência do império.

E. de início, os cristãos foram perseguidos principalmente por motivos políticos, ainda que mais tarde, no contexto de crise da sociedade romana, o cristianismo tenha se expandido.

Soluções para a tarefa

Respondido por istefanyselecao
0

Resposta:

Letra E. - de início, os cristãos foram perseguidos principalmente por motivos políticos, ainda que mais tarde, no contexto de crise da sociedade romana, o cristianismo tenha se expandido.

Explicação:

Quando a cultura romana entrou em contato com a cristã, foi tenso, pq pensa com a tia, os romanos era politeístas como está escrito no texto, isso quer dizer que eles acreditam em mais de um deus. Já os cristãos eram monoteístas, acreditavam apenas em um Deus.

Ai os cristãos foram perseguidos pq para eles não era legal, tratar o imperador como um deus e muito menos adorar e acreditar em vários deuses, porém como o cristianismo é super forte, ele acabou se expandindo. Espero que tenha ficado claro

Perguntas interessantes