“A religião cristã, embora originária do judaísmo, surge e se desenvolve no contexto do helenismo, e é precisamente da síntese entre o judaísmo, o cristianismo e a cultura grega que se origina a tradição cultuiral ocidental de que somos herdeiros até hoje. A questão que podemos levantar a esse propósito é: como se justifica a relação entre o cristianismo, que por sua origem revelada é uma religião, e a filosofia grega que (...) em seu próprio surgimento já pretendia romper com o pensamento mítico religioso? O helenismo fornece o pano de fundo político e cultural que permite a aproximação entre a cultura judaica e a filosofia grega, o que tornará possível mais tarde o surgimento de uma filosofia cristã.” (MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da Filosofia: Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2008. p. 107).
Dessa relação surgem pensadores cristãos como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, São Boaventura, entre outros. Em sua filosofia, Santo Agostinho
A)
elabora uma teoria do conhecimento com ênfase na questão da objetividade e da exterioridade.
B)
Interpreta a história da humanidade como um processo de alianças e rupturas com Deus, sem um início nem fim, retomando a concepção grega de tempo cíclico.
C)
cria a teoria da iluminação divina, elaborada com base na teoria platônica da reminiscência.
D)
defende que a legítima e verdadeira ciência é a teologia e que seus ensinamentos ajudam o homem a compreender o mundo e viver melhor.
E)
formula conceitos que afastam teologia e filosofia e, consequentemente, fé e razão.
Soluções para a tarefa
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É correta a alternativa C, tendo sido São Agostinho uma espécie de "adaptador" da filosofia platônica para as crenças cristãs, tendo retirado de Platão os seus "elementos pagãos" e reforçado em suas teorias o que poderia ser compatibilizado com o Cristianismo.
Via na Fé um caminho seguro para a fundamentação do entendimento sobre o mundo, vendo a Fé como preferível a Razão, sendo necessário abandonar a Razão e seguir a Fé quando ambas as coisas entrassem em conflito. É, por causa disto, o "pai" da Teologia Cristã.
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