A religião como instituição social
1) O que caracteriza a Religião como instituição social?
2)A religião possui alguma função na sociedade? Justifique sua resposta.
Instituições de reinserção social
1) O que caracteriza uma instituição de reinserção social?
2) Cite um exemplo de instituição de reinserção social e sua principal função na sociedade.
Soluções para a tarefa
Respostas sobre a religião como instituição social:
1- A religião é considerada uma instituição pois é constante ao longo da história e exerce um padrão de controle da sociedade e uma programação da conduta individual. Ela apresenta características próprias das instituições sociais: é socialmente coercitiva, é exterior aos indivíduos, possui objetividade, historicidade e detém autoridade moral.
2- Segundo um artigo, escrito por Tânia Maria, a religião é um sistema de compreensão e
interpretação do mundo, caberá a esta responder às questões referentes à origem
do universo, pela interpretação cosmológica de encontrar o sentido para a vida, alimentar esperanças para o futuro transcendente da vida atual, o ajustamento emocional, a segurança cognitiva ao enfrentar problemas de dor e morte, sinalizar
com a possibilidade de resposta e compensação à variada gama de sofrimentos. Ou seja, a religião é como um pilar para a sociedade, algo que traz compreensão e mantém a integridade social.
Respostas sobre Instituições de reinserção social:
1- As instituições de reinserção são aquelas que atuam na sociedade com o objetivo de colocar o indivíduo em um processo de mudança mediante algum erro perante a sociedade ou a busca pela reinserção.
2- Uns dos exemplos mais comuns são as cadeias e clínicas de reabilitação. As cadeias servem para pessoas que cometeram crimes e que precisam pagar por eles. As clínicas de reabilitação, servem literalmente para reabilitar pessoas que são dependentes químicas. O papel de ambas na sociedade é reabilitar e ressocializar, no caso das prisões os delinqüentes e nas clínicas de reabilitação os "ex" viciados.