Biologia, perguntado por hjoao6407, 6 meses atrás

a relação trófica a seguir encontrada na região da manguezais no Estado do Pará entrada de uma nova espécie de camarão na relação trófica do gigante da Malásia e causa preocupação em estudo apresentados pelo Ibama pois a nova espécie exótica exótica ( espécie proveniente de outra região) é predadora do camarão regional. A partir dos dados apresentados afirma-se que :
a) o nível trófico mais energético é o do cação.
b) a entrada da espécie exótica promoverá aumento da população de peixe Serra.
c) a população do caranguejo diminuirá com a introdução do gigante da Malásia.
d) a biomassa da pescada amarela é maior do que a do camarão regional.
e) os peixes apresentados ocupam o mesmo nível trófico.
justifique a alternativa que você julga correta

Soluções para a tarefa

Respondido por LucasFernandesb1
6

Olá, tudo bem?

A questão encontra-se incompleta, acrescento a introdução e a imagem (anexo), ambos essenciais à resolução do exercício

  • O que é uma relação trófica?

As relações tróficas são as interações existentes entre os indivíduos que participam de uma cadeia trófica (cadeia alimentar). Essa relação divide os participantes de uma cadeia alimentar em três grupos: produtores, consumidores (herbívoros / carnívoros / onívoros) e decompositores.

  • O que é um nível trófico?

Um nível trófico é formado pelo conjunto de seres vivos que possuem um certo padrão alimentar. A cadeira alimentar é dividida em níveis tróficos, desde os produtores até os decompositores, ocorrendo passagem de energia de forma unidirecional (segue uma única direção, sempre diminuindo até cheguar aos decompositores, responsáveis por "reiniciar" o ciclo através da devolução da energia aos produtores).

  • O que é a biomassa?

A biomassa corresponde ao espaço que determinada quantidade de seres vivos ocupa, a tendência é que os consumidores possuam biomassas menores que os seres vivos dos quais se alimentam, do contrário faltaria alimento (vide imagem com pirâmide de biomassa para uma cadeia alimentar aquática).

  • Análise das alternativas:

a) o nível trófico mais energético é o do cação.

❌ Na verdade o nível trófico do cação é o menos energético, em todos os casos o nível trófico mais energético é o dos produtores (nesse caso, o mangue-branco e o fitoplâncton).

b) a entrada da espécie exótica promoverá aumento da população de peixe Serra.

❌ Na verdade não, observe que o peixe serra se alimenta do camarão regional, assim como a espécie exótica, logo, isso vai gerar uma disputa por alimento e a população do peixe serra tende a diminuir, visto que terá uma menor quantidade de alimento.

c) a população do caranguejo diminuirá com a introdução do gigante da Malásia.

✅ Alternativa correta, com a introdução dessa espécie exótica ocorrerá uma diminuição do camarão regional, resultando no aumento da quantidade de zooplâncton e em uma consequente falta de alimento para o caranguejo, que resulta na diminuição de sua população.

d) a biomassa da pescada amarela é maior do que a do camarão regional.

❌ Não, a tendência é que o contrário ocorra: a biomassa do consumidor (pescada amarela) é menor que a do ser vivo consumido (camarão regional).

e) os peixes apresentados ocupam o mesmo nível trófico.

❌ Incorreto, apenas o peixe serra e os pescada amarela pertencem ao mesmo nível trófico, o cação não.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/25720654

Espero ter ajudado :-) Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes