A relação inversamente proporcional entre pressão e volume explica o comportamento dos gases quando sofrem redução de volume (ocorre de forma imediata o aumento da pressão). Esse conceito pode atuar também em função da energia interna e em função da distância entre as moléculas componentes de um gás. Marque a opção que melhor explica a relação entre volume ou pressão e a vibração das moléculas dos gases:
Quanto maior a compressão aplicada a um gás real, menor a vibração entre suas moléculas, pois ocorre compressão do gás e, como consequência, reduz-se o espaço para as moléculas vibrarem. A ação da compressibilidade diminui.
Quanto maior a compressão aplicada a um gás real, menor a vibração entre suas moléculas, pois ocorre compressão do gás e, como consequência, reduz-se o espaço para as moléculas vibrarem. A ação da compressibilidade é indiferente.
Quanto maior a compressão aplicada a um gás ideal, menor a vibração entre suas moléculas, pois ocorre compressão do gás e, como consequência, reduz-se o espaço para as moléculas vibrarem.
Quanto maior a compressão aplicada a um gás real, maior a vibração entre suas moléculas, pois a compressibilidade do gás atua no sentido de aproximar as moléculas que o compõem resultando no aumento da pressão.
Quanto maior a compressão aplicada a um gás real, maior a vibração entre suas moléculas, pois a compressibilidade do gás atua no sentido de afastar as moléculas que o compõem resultando no aumento da pressão.
Soluções para a tarefa
Resposta: E
Explicação:
Um gás real apresenta a propriedade chamada compressibilidade, que é o fenômeno de oposição à compressão que as moléculas dos gases fazem quando algo tenta comprimir o gás. Isso se dá pelo aumento das interações intermoleculares aumentarem de intensidade pela aproximação que as moléculas sofrem com a compressão do sistema. Nesse caso, há aumento da energia interna, que é resultado do aumento da vibração das moléculas. A compressibilidade é medida em função do desvio da idealidade do gás. Logo, valores de Z = 1 indicam que o gás apresenta idealidade perfeita. Qualquer valor diferente de 1 indica fuga da linearidade. Essa disputa entre a tentativa de compressão e a compressibilidade acaba por aumentar a pressão do sistema