A relação entre saúde e condições gerais de vida das populações foi constatada e explicitada na própria origem da medicina moderna. Especialmente no final do século XVIII, e na primeira metade do século XIX, o processo de urbanização e industrialização na Europa provocou grandes transformações sociais: as condições de vida e de trabalho nas cidades estavam deterioradas e se fizeram acompanhar de um aumento da ocorrência de epidemias.
Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 19.
Considerando o texto e os estudos sobre o modelo preventivista, avalie as afirmações abaixo.
I. As ações da organização de saúde sempre foram executadas de uma forma descolada em relação às das mudanças da sociedade, tendo em vista que as entidades de saúde possuem como foco prestar assistência.
II.O conceito de saúde foi influenciado no decorrer dos tempos por questões como a economia, a cultura e as condições sociais que as pessoas se encontravam.
III. O modelo preventivista de saúde ganhou grande destaque devido ao crescimento do capitalismo, logo após a Revolução Industrial, tendo em vista a grande capacidade dos governos em prestar assistência à população que se deslocava do campo para a cidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Dentre as afirmativas, somente a I encontra-se incorreta, pelo fato de que as instituições de saúde nem sempre buscaram o assistencialismo, visto que eram escassas e de caráter unicamente filantrópico.
Somente com a profissionalização, tornou-se mais direcionada ao assistencialismo, sobretudo após a Revolução Industrial, em que as tecnologias permitiram um atendimento mais efetivo.
Perguntas interessantes