A relação entre objetividade e dentação
Soluções para a tarefa
Explicação:
Você provavelmente já ouviu essas palavrinhas e ficou curioso para saber o que significam. Pois bem! Denotação é o uso de palavras no seu sentido literal, próprio, habitual, preciso, ou seja, aquele que consta nos dicionários. Já a conotação é o uso de uma palavra com sentido figurado, ou seja, depende do contexto.
Denotação
A palavra é classificada como denotativa quando expressa um sentido de acordo com a realidade, como na frase “O gato bebeu o leite”, em que “gato” remete diretamente à representação do animal, assim como a palavra leite remete ao líquido branco, fundamental para a alimentação de recém-nascidos.
O sentido denotativo é o primeiro que aparece quando se busca uma determinada palavra no dicionário.
Nos textos jornalísticos, como notícias e reportagens, manuais de instrução, artigos de divulgação científica, dentre outros, de modo geral, predomina a linguagem denotativa, já que ela tem como característica fundamental a objetividade.
*Exemplos: *
A expectativa de vida do homem é de 60 anos.
A mãe espera há anos o retorno do filho que foi para a guerra.
O dadaísmo foi um movimento da década de 20 do século XX. Os artistas pretendiam revolucionar a arte! *Objetividade* é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais. Em epistemologia, o conceito de objetividade caracteriza a validade de um conhecimento ou de uma representação relativa a um objeto.