A relação entre mito e logos pode ser ilustrada a partir do seguinte fragmento do poema Sobre a Natureza de Parmênides. "E a deusa me acolheu benévola, e na sua a minha mão direita tomou, e assim dizia e me interpelava: ó jovem, companheiro de aurigas imortais, tu que assim conduzido chegas à nossa morada. salve! Pois não foi mau destino que te mandou perlustrar esta via (pois ela está fora da senda dos homens)..." Os Pré -Socráticos. Trad. de José Cavalcante de Souza. 1ª ed. São Paulo: Abril Cultural. 1973, p. 147. (Os Pensadores) Após ler o fragmento, escolha a alternativa que melhor representa a reIação mito- logos nas origens da filosofia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta:
B
Explicação:
A verdade filosófica, no poema de Parmênides, é apresentada por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa. Essas imagens se transpõem, sem deixar de ser místicas, em uma filosofia do Ser que busca o objeto inteligível do logos, ou seja, do pensamento racional e do Uno.
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Como podemos ver, a deusa recebe a pessoa que narra a poesia e, a seguir, diz o propósito de ele estar ali: para entender a diferença entre duas vias de conhecimento — “o coração inabalável da verdade fidedigna” e “a crença dos mortais, em que não há confiança genuína
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás