Sociologia, perguntado por flaviopontes339, 1 ano atrás

a relação entre indivíduo e sosiedade,na sociologia clássica, constroi-se a partir de três perspectiva .analise cada uma delas e aponte quais sao as diferencas entre as ideias de Durkheim, marx e weber no que concerne a esse tema

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfMarx
4
Marx: Para ele, os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de sua condições e situações sociais já que produzem sua existência em grupo. O homem primitivo segundo ele diferencia-se dos outros animais não apenas pelas características biológicas, mas por aquilo que realiza no espaço e na época que vivia. Caçando, defendendo-se, e criando instrumentos, os indivíduos construíram a história a existência de grupo social. Segundo Marx, o indivíduo isolado só apareceu na sociedade de livre concorrência, ou seja, no momento em que as condições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista. Um exemplo simples dessa sociedade citada por Karl Marx: Assim que um operário é aceito em uma empresa, assina um contrato que costa quantas horas ele deve por dia, por semana e que tem determinados "direitos" e deveres e um salário mensal. em tal exemplo existem dois indivíduos se relacionando, o operário, que vende sua força de trabalho, e o empresário que compra essa força de trabalho. Aparentemente parece um contrato de compra e vende entre iguais. mas é só mesmo aparentemente, pois quem vende sua força de trabalho não escolhe onde vai trabalhar. As regras já estão impostas pelo patrão ( empresário) e pelo sistema e/ou meio social.
A relação entre os dois, não é apenas entre indivíduos, mas também entre classes sociais (duas classes sociais) operária e burguesa:o empresário precisa da força de trabalho do operário e o operário do salário.
Durkheim: a sociedade sempre prevalece sobre o indivíduo, dispondo de certas regras, normais, costumes e leis que asseguram a sua perpetuação.Essas regras e leis independem do indivíduo e pairam acima de todos formando uma consciência coletiva que da sentido a integração dos membros da sociedade e que corresponde em suas palavras, a toda crença a todo comportamento instruído pela coletividade.
 A família, a escola, o sistema jurídico e o Estado são exemplos de instituições que congregam elementos essenciais da sociedade, dando-lhe sustentação e permanência. Durkheim dava uma enorme importância as instituições sociais que definia a Sociologia como a "ciências das instituições sociais de sua gênese e de seu funcionamento. As transformações de costumes e normas são feitas vagarosamente de geração em geração, mas nunca individualmente.
Weber: Tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. Por que essa pessoas tomaram tais decisões? Quais os motivos de seus atos? Segundo o pensamento de Weber, a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas,e simum conjunto de ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. weber partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade como um todo.
O conceito básico para Weber é a ação social, entendida como um ato de se comunicar de se relacionar, teno uma orientação quanto as ações do outros
Perguntas interessantes