a relação entre indivíduo e sociedade perspectivas sociológicas contemporâneas? alguém sabe?
Soluções para a tarefa
O sociólogo Norbet Elias, recontextualizando a discussão entre ação individual e estrutura social, afirma que não existe dicotomia entre indivíduos e sociedade. Isto é, não é suficiente para a compreensão da sociedade contemporânea uma teoria que se refira aos conceitos de indivíduos e sociedade como simples pares de opostos.
Resposta:
Para Marx, o Estado não deriva de uma imposição divina, nem tampouco de um contrato social. O Estado na verdade expressa os interesses da classe economicamente dominante. Esta detém os meios de produção e garante, através das leis e da força “legal” que o Estado viabiliza, seus próprios interesses sobre o restante da sociedade.
No modo de produção capitalista iremos ampliar a percepção do antagonismo existente entre os que possuem os meios de produção (classe economicamente dominante) e os que possuem apenas a própria força de trabalho, resultando daí desigualdades sociais extremas.
<!-- relacionados -->
Os seres humanos não são seres racionais ou políticos. São antes produtores, e as relações que mantêm entre si expressam intrinsecamente o que e como produzem o essencial à sua sobrevivência.