Ed. Física, perguntado por gabrielthai10ov03fw, 1 ano atrás

A relação entre ECONOMIA e SAÚDE deve ser entendida como o ramo do conhecimento que otimiza as ações de saúde, bem como a distribuição dos recursos disponíveis, de forma a garantir à população uma melhor assistência à saúde. Num recorte desse tema, destaca-se a importância do financiamento do sistema público de saúde no Brasil (SUS), o qual conta com recursos das 3 esferas de governo (federal, estadual e municipal), através de impostos e contribuições sociais da sociedade. (MENDES; MARQUES, 2012). Ainda sobre esse tema, analise as seguintes afirmações: I. É a partir de um planejamento realizado pelo governo, que se espera atingir uma melhor alocação e distribuição de recursos, utilizando-se para isso as informações obtidas com os diagnósticos epidemiológicos e identificação das necessidades de saúde da população. II. Mesmo com a vigência da Emenda Constitucional 29 ocorre o descumprimento da aplicação dos recursos aos SUS, tanto da União quanto de grande parte dos Estados. III. Só em 2005, 90.1% dos recursos destinados para o financiamento da saúde vieram das contribuições sociais, e atualmente correspondem a 70%, ou seja, constituindo a principal fonte de financiamento do SUS. A partir das considerações sobre o financiamento do SUS, que cenário pode-se prever quanto a disponibilização de recursos de modo que atendam às necessidades da população que fazem uso do SUS? Escolha uma: a. Recursos excedentes para o financiamento do SUS. b. Não é possível prever cenário algum. c. Recursos insuficientes ao SUS para dar conta das necessidades em saúde da população. d. Alocação de recursos que atende a contento o financiamento do SUS.

Soluções para a tarefa

Respondido por pamricci
105
Resposta correta - Recursos insuficientes ao SUS para dar conta das necessidades em saúde da população

adrianoli13: correto!
elviscoutinho1: Correto!
Respondido por Danas
29

A alternativa C) é a correta.

Apesar dessa ser a resposta certa, muitos funcionários da saúde publica que integram o SUS, afirmam que o grande problema está na administração desse dinheiro, é possível visualizar os gastos do SUS em pregões e licitações, e muitas vezes são gastos altíssimos, onde se compra produtos e serviços acima do valor de mercado.

Os problemas de administração tornam o SUS um sistema caro, que é útil e é necessário para toda a população, princialmente para os mais carentes.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes