Filosofia, perguntado por vicky82, 9 meses atrás

A relação entre democracia e direitos humanos é visceral, pois trata-se de realidades intimamente correlacionadas. Sem democracia, os direitos humanos, notadamente os econômicos e sociais, nunca são adequadamente respeitados, porque a realização de tais direitos implica a redução substancial do poder da minoria rica que domina o País. Como ninguém pode desconhecer, sem erradicar a pobreza e a marginalização social, com a concomitante redução das desigualdades sociais e regionais, como manda a Constituição (art. 3º, III), é impossível fazer funcionar regularmente o regime democrático, pois a maioria pobre é continuamente esmagada pela minoria rica. (COMPARATO, Fábio Konder. “A barreira da desigualdade”. In: Revista Carta Capital, ano XVI, nº 627, dez 2010, p. 60.) Com base no texto, é correto afirmar que o regime verdadeiramente democrático está estruturado a partir da: *
omissão em relação aos direitos humanos.
valorização exclusiva dos direitos econômicos.
manutenção das desigualdades sociais.
reprodução do privilégio da minoria rica e dominante.
erradicação da pobreza e marginalização social.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
17

erradicação da pobreza e marginalização social.

De acordo com o texto, para que haja o efetivo regime democrático na sociedade, é precisso que haja a efetivação de políticas públicas que primem pela erradicadação das mazelas sociais, como a pobreza e marginalização social.

Para isso, é preciso que se invista em educação gratuita de qualidade, no sentido de dar oportunidades aos mais pobres, para que possam se transformar socialmente, por meio da educação.

Perguntas interessantes