Física, perguntado por cleitonwamc, 6 meses atrás

A relação entre as grandezas mecânicas e elétricas de uma máquina síncrona se configuram como elemento essencial para o controle de potência e adequação. Em aplicações industriais é essencial o controle elétrico para garantir que o motor utilizado execute a tarefa em questão de maneira adequada e em aplicações de sistemas de potência é essencial que o dimensionamento dessa relação esteja adequado visando um fornecimento de energia elétrico dentro dos padrões de consumo e frequência de rede adequada.



I. Quanto mais polos uma máquina tiver, menor será sua velocidade síncrona.

II. Quanto maior o escorregamento da máquina, menor o seu torque mecânico.

III. O escorregamento da máquina representa a relação entre a velocidade síncrona e do eixo da máquina.

IV. Quanto maior a diferença entre a velocidade síncrona de uma máquina e a velocidade de rotação, maior a potência do rotor.

V. Máquinas que operam em maior tensão, consequentemente apresentam menor corrente e menor resistência, refletindo em uma menor potência dissipada no estator.



É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, III e IV.

Alternativa 2:
I, II e III.

Alternativa 3:
I, II, IV e V.

Alternativa 4:
II, III, IV e V.

Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por fljunior43
1

Resposta:

Alternativa A

Explicação:

I- verdadeiro, quanto mais polos a maquina tiver menor será a velocidade sincrona da maquina, pela relação Vs= 120*f/P onde P= número de polos

II- falso , quanto maior o escorregamento menor será a velocidade no eixo do rotor da maquina, consequentemente maior será o torque no eixo, pela relação s= (vs-ve)/vs encontramos a velocidade no eixo, e pela relação T=Pe/Ve, onde definimos o Torque pela Potencia de entrada da maquina e sua velocidade no eixo.

III- Verdadeiro - podemos ver claramente pela expressão s=(Vs-Ve)/Vs  onde Vs- velocidade síncrona e Ve- velocidade real no eixo do rotor.

IV- Verdadeiro - quanto maior essa diferença maior será o escorregamento  e portanto maior será a potencia no rotor pela relação Pr=s*Pe  Pr potência no rotor, s- escorregamento e Pe= Potência de  Entrada do motor

V- Falso - A potencia que o estator dissipa é a mesma do conjugado completo.

Perguntas interessantes