A relação entre a memória social e a construção de uma identidade nacional decorre de um processo dinâmico, no qual estão envolvidos diversos elementos, como, por exemplo, os patrimônios culturais. Nesse caso específico, os patrimônios são importantes porque:
a.
Contribuem com a ressimbolização de práticas culturais que facilitam o enfraquecimento de manifestações culturais secundárias.
b.
Operam uma inversão de valores, contribuindo para a superação de lendas e outros aspectos que definem a cultura popular.
c.
Constroem as estruturas que conduzem à separação entre a memória social e as experiências coletivas.
d.
Representam o legado histórico e cultural das vivências de um povo, legado esse passado de geração em geração.
e.
Agem no sentido de selecionar apenas os valores culturais considerados superiores e atrelados à cultura erudita.
Soluções para a tarefa
Olá,
A memória social e a construção de uma identidade nacional acontece em um longo processo, que também é dinâmico. A identidade nacional possui vários elementos, sendo um dos mais importantes os patrimônios culturais, que representam a cultura de determinado povo.
O patrimônio cultural é uma forma de representação das vivências acumuladas por um povo ao longo do tempo, constituindo um legado cultural que é passado de forma hereditária, ou seja, dos pais para os filhos e assim sucessivamente.
Letra D.
Abraços!
De acordo com o nosso material referencial, desenvolvemos, até os dias atuais, a prática de “patrimonizar” a cultura. Sobre o tema, analise os seguintes enunciados:
I Patrimonizar significa representar as culturas por meio de bens materiais e imateriais.
II Trata-se de uma prática que evoca apenas os bens materiais como símbolos culturais.
III Patrimonizar articula-se à tentativa de atribuir uma dimensão material à ideia de nação.
É correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
e.
I e III, apenas.