Física, perguntado por fabimalex, 10 meses atrás

A relação entre a frequência angular da força externa, ω, e a frequência natural das oscilações, ω0, determina o valor da amplitude das oscilações, xm. A amplitude das oscilações será máxima quando: ω = ω0, condição que é denominada ressonância. Todas as estruturas mecânicas possuem uma ou mais frequências naturais de ressonância, portanto, não devemos submeter estas estruturas a uma força externa elevada que possa apresentar uma destas frequências pois a estrutura poderá chegar a uma condição crítica de operação seja um dispositivo mecânico ou estabilidade caso represente uma estrutura. Com base nas informações, tomemos como base a analise da vibração de um motor instalado sobre uma base elástica. Verificou-se que, quando sujeito a uma rotação de 3.600 rpm, o motor entra em ressonância. Desconsiderando-se qualquer efeito dissipativo do sistema, uma das frequências naturais do sistema, em Hz, é de: Escolha uma: a. 1200 b. 40 c. 120 d. 60 e. 2400

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
52

Desconsiderando-se qualquer efeito dissipativo do sistema, uma das frequências naturais do sistema, é de: 60 Hz.

Temos a analise da vibração de um motor instalado sobre uma base elástica que,  quando sujeito a uma rotação de 3.600 rpm, o motor entra em ressonância.

Então, sabemos que o Hertz corresponde a 1 ciclo por segundo. Se algo oscila a uma freqüência de 1 ciclo por segundo, em 1 minuto ele dará 60 oscilações, ou o que é o mesmo, 60 revoluções por minuto; assim:

1 Hz = 60 RPM

Por tanto, a frequências naturais do sistema em Hz é de:

f_{n} = 3600\;RPM \;*\; \frac{1\;Hz}{60\;RPM}\\\\f_{n} = 60 Hz

Respondido por m4t3usim
6

Resposta:

RESPOSTA CORRETA 60 HZ

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA KROTON

Anexos:
Perguntas interessantes