a relação do estado com os movimentos sociais: parceria e comfronto
Soluções para a tarefa
Em primeiro lugar, o fato do Estado estar ligado a organização social, facilita a união e parceria entre as camadas menos favorecidas quando ele atua de maneira correta.
Por outro lado, o confronto contra o Estado, surge justamente dos movimentos sociais, projetados pela população para buscar algum direito que o Estado tomou ou não vem cumprindo.
Deste modo para ser mais exato, são exemplos de confronto contra o Estado, movimentos como:
O MST;
Busca por políticas afirmativas e segurança em morros e favelas;
Movimentos como o Feminismo:
As campanhas LGBT;
Busca da população por melhores condições e transportes públicos;
Movimentos sociais movidos por professores, entre outros.
Até a próxima.
Existe uma relação dúbia entre Estado e movimentos sociais. Isso ocorre porque, na realidade, nem sempre o Estado poderá atender - seja por falta de recursos financeiros ou por falta de alinhamento político - todas as demandas solicitadas pelos movimentos sociais.
Os movimentos sociais e a ideologia política
A ideologia política pode ser uma vantagem e/ou desvantagem para a atuação de muitos movimentos sociais. Isso ocorre porque, na realidade, a ideologia política dos governantes e legisladores podem contribuir para a criação de parcerias e/ou confrontos com certos grupos que fazem a defesa de direitos coletivos.
Aprenda mais sobre o tema movimentos sociais em:
https://brainly.com.br/tarefa/28869229#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-question&text=S%C3%A3o%20exemplos%20de%20movimento%20social,distribua%20terra%20igualmente%20para%20todos.
Força e Honra!
#SPJ3