História, perguntado por juldylimajamylima, 1 ano atrás

A relaçao da igreja catolica medieval e a filosofia aristotelica.

Soluções para a tarefa

Respondido por karinesilveira7
3

Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts  a influência de Aristóteles  é superior a de Cristo. Isso acontece devido ao seu pensamento filosófico pagão  ser voltado para a forma mundana de pensar, ou seja, as pessoas amam mais as trevas:

“E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”  (João 3 : 19)

O pensamento filosófico de Aristóteles entrou na igreja católica através da Razão. A razão, segundo Aristóteles, tem a função de classificar, separar e organizar o pensamento, por exemplo:  vamos imaginar uma lâmpada como objeto sensível. O raciocínio capta todas as informações sobre o sensível   que está desfragmentado e novamente é agrupado pelos  órgãos do sentidos (visão, tato e olfato…) até que esses reproduzam a imagem do objeto pensante.

São Tomas de Aquino foi a ponte para ligar o catolicismo ao paganismo filosófico. Ele utilizou o principio da razão de Aristóteles, adaptando dessa forma a Bíblia para a filosofia Hoje, todos os Papas acreditam que a razão aristotélica é caminho da verdade e exaltam suas virtudes    EU ACHO Q E ISSO


Perguntas interessantes