“[...] a reinvenção dos espaços a cada processo de mudança, na economia, nas relações sociais e na política, altera a paisagem, que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOBATO, Iolene Mesquita; MENDONÇA, Mercês Pietsch Cunha; MORAIS, Carlla Barbosa de. Espaços educativos na perspectiva da educação integral. Comunicação & educação, Ano XIX, n. 2, jul./dez., 2014, p. 123. . Acesso em 26 jan. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a percepção da paisagem da cidade educadora, analise as afirmativas:
I. A percepção da paisagem é campo de trabalho exclusivo do geógrafo.
II. Essa percepção abrange o conhecimento adquirido dentro e fora do espaço formal da escola.
III. Tal percepção compreende as metodologias, as competências e as habilidades envolvidas no processo.
IV. Aprender na cidade e com a cidade envolve criatividade e subjetividade.
São corretas apenas as afirmativas:
A I
B I, II e III
C I e IV
D I e II
E II, III e IV
Soluções para a tarefa
II, III e IV.
Diversas outras áreas podem lidar com a paisagem, como os geólogos, engenheiros florestais, inclusive o próprio geógrafo.
A paisagem está diretamente ligada a compreensão de um determinado local, como um beira-mar ou o pôr do sol na praia, não necessariamente tem conexão com as modificações tecnológicas criadas pelo homem.
Assim, as relações de trabalho como um instrumento para a observação da realidade, são as relações de trabalho e ação.
O conhecimento das relações de trabalho e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.
II, III e IV
Você acertou!
Letra E ll, lll e lV
Comentário: “[II, correta] A percepção da cidade envolve o conhecimento adquirido dentro e fora do espaço formal da escola. [III, correta]. Diz respeito ainda às metodologias e às competências e habilidades que são desenvolvidas ao longo desse processo. [...] [IV, correta] aprender na cidade e com a cidade envolve também uma boa parcela de criatividade e subjetividade [...]” (livro-base, p. 37). A afirmativa I é incorreta, já que “[...] o espaço geográfico é, por natureza, o laboratório do geógrafo. Porém, obviamente, pode ser também o espaço analisado por arquitetos, urbanistas, filósofos, historiadores, educadores etc.” (livro-base, p. 37).