A regulação do trabalho avançou muito pouco na década passada. Em alguns aspectos a flexibilidade foi reafirmada e até aprofundada. As mudanças no arcabouço jurídico institucional foram tímidas e contraditórias. Nas negociações coletivas, parte expressiva dos sindicatos conseguiu aumento real dos salários, mas nos setores mais dinâmicos prevaleceu o avanço da remuneração variável. Em relação a outros aspectos da relação capital e trabalho pouco se avançou. No mundo real, com o crescimento da terceirização e das atividades no setor de serviços, o nível de cobertura da ação coletiva tampouco foi expressivo. In: As transformações no mundo do trabalho e as tendências das relações de trabalho na primeira década do século XXI no Brasil. José Dari Krein
Assinale as opções corretas:
O peso do trabalhador autônomo é pequena na economia e parte expressiva dele exerce essa ocupação como mera estratégia de sobrevivência e está sem proteção previdenciária.
A grande maioria das ocupações criada nos anos 2000 é de baixa remuneração e bastante instável. Entre os trabalhos precários destaca-se o avanço da terceirização.
Entre as ações apontadas pelo autor como importantes para o aumento da formalização do emprego estão a regularização da economia, da melhora do mercado de trabalho, da atuação das instituições públicas na área do trabalho e da existência do ator sindical.
Destaca-se a importância das políticas de regulação do trabalho. Ocorreu uma intensificação do combate ao trabalho forçado e redução expressiva do trabalho infantil – considerando também sua relação virtuosa com o programa Bolsa Família.
Não basta aumentar os postos de trabalho, mas faz-se necessário avançar na qualidade desse, que têm relação direta com o modelo de desenvolvimento social e econômico que o país for adotar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
O exercício é interpretação de texto
Para bem interpretar um texto você precisa ler as linhas e entrelinhas que o autor escreveu.
Algumas dicas para interpretação de texto:
- leia sempre, o bom leitor é um bom interpretador de texto
- leia as perguntas primeiro, assim você já vai focado no assunto
- procure as palavras que não sabe no dicionário
- leia o texto quantas vezes for preciso
- faça um resumo do texto
- converse com as pessoas sobre o texto
Vamos ao exercício
Assinale as opções corretas:
O peso do trabalhador autônomo é pequena na economia e parte expressiva dele exerce essa ocupação como mera estratégia de sobrevivência e está sem proteção previdenciária.
CORRETA, NA MAIORIA É GENTE QUE NÃO CONSEGUI UMA OCUPAÇÃO FORMAL
A grande maioria das ocupações criada nos anos 2000 é de baixa remuneração e bastante instável. Entre os trabalhos precários destaca-se o avanço da terceirização.
ERRADA, A TERCEIRIZAÇÃO AVANÇOU, MA MAIORIA DOS EMPREGOS CRIADOS NÃO É DE BAIXA RENDA
I. Entre as ações apontadas pelo autor como importantes para o aumento da formalização do emprego estão a regularização da economia, da melhora do mercado de trabalho, da atuação das instituições públicas na área do trabalho e da existência do ator sindical.
CORRETA, ELE FAZ ESTAS AFIRMAÇÕES.
II.Destaca-se a importância das políticas de regulação do trabalho. Ocorreu uma intensificação do combate ao trabalho forçado e redução expressiva do trabalho infantil – considerando também sua relação virtuosa com o programa Bolsa Família.
ERRADA, O BOLSA FAMÍLIA FEZ MUITA GENTE DESISTIR DE PROCURAR EMPREGO
III.Não basta aumentar os postos de trabalho, mas faz-se necessário avançar na qualidade desse, que têm relação direta com o modelo de desenvolvimento social e econômico que o país for adotar.
CORRETA, POSTOS DE TRABALHOS SOMENTE NÃO RESOLVEM AS DIFERENÇAS SÓCIO AMBIENTAL.
Estão corretas as alternativas I e III
Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/26206800
Sucesso nos estudos!!!
Resposta:
2,3,4,5 estão corretas
Explicação:
apenas a 1 esta errada pois o peso do trabalhador autônomo é grande!!