A regulação da osmolalidade do plasma sangüíneo dentro de limites fisiológicos estreitos é indispensável para amanutenção da integridade celular. O aumento na osmolalidade, como o provocado experimentalmente pelaadministração intravenosa de salina hipertônica (Figura a), desencadeia respostas neurais, a partir da atividade deosmorreceptores (Figura b), e endócrinas, resultando em mudanças comportamentais (Figura a) e alterações nafunção renal. Considerando as informações contidas nas figuras abaixo e as ações de hormônios reguladores dareabsorção renal de água, assinale a alternativa correta para as respostas orgânicas ao aumento da osmolalidadeplasmática.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A terceira opção encontra-se correta.
Os gráficos acima mostram o aumento da osmolaridade, ou seja, da pressão osmótica no sangue, que resulta na ativação de alguns neuroreceptores localizados no hipotálamo.
A partir desta ativação, os mecanismos fisiológicos subsequentes ocorrem na adeno-hipófise, com a liberação do hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina, que resultará na ativação da reabsorção de água nos túbulos renais, também gerando a sensação de sede.
Perguntas interessantes