A regra que determina conduzir, através da ordem, o pensamento a partir de condições e objetos mais simples até estruturas mais complexas e/ou compostas, é denominada de:
(a) Regra da síntese
(b) Regra de enumeração
(c) Regra de evidência
(d) Regra da análise
Soluções para a tarefa
A regra que determina conduzir, através da ordem, o pensamento a partir de condições e objetos mais simples até estruturas mais complexas é denominada de:
a) Regra da síntese
Descartes propôs um caminho com 4 regras para bem usar a Razão:
1. Evidência: “A primeira era a de não aceitar nenhuma coisa como verdade se não soubesse com evidência que ela era assim – isto é, consistia em evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e compreender em meus juízos apenas aquilo que se apresentava tão clara e distintamente a meu espírito que eu não tivesse nenhuma oportunidade de duvidar."
2. Análise: “A segunda era a de dividir cada dificuldade que examinasse em tantas parcelas que fosse possível e que fosse requerido para resolvê-la melhor.”
3. Síntese “A terceira, de conduzir meus pensamentos em ordem, começando pelos objetos mais simples e mais propícios ao conhecimento, para construir, pouco a pouco, como que por degraus, o conhecimento dos objetos mais compostos – supondo, até mesmo, uma ordem entre os objetos que não precedem naturalmente uns aos outros."
4. Enumeração: "E, por fim, de fazer, em todos os casos, enumerações tão completas e revisões tão gerais que estivesse assegurado de não omitir nada."
Bons estudos!