A Regra de Ouro contém uma sabedoria milenar dos povos que serve para orientar as ações e garantir que os direitos de todos sejam respeitados. As pessoas devem assumir os seus deveres e reivindicar os seus direitos, mas também não podem fechar os olhos para a realidade sofrida por aqueles que não conseguem dispor de seus direitos de forma plena. É o caso das pessoas que são desrespeitadas, sofrem abusos, assédios e violência. Imagine que você presenciou a uma das seguintes situações: Descrição da imagem não disponível Para cada uma das situações apresentadas, a quem você recorreria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: discar 100 ou procurar o Conselho Tutelar ou a Promotoria de sua cidade.
2 - Assédio sexual ou estupro: ligar para o Disque-Mulher 180 e registrar um boletim de ocorrência.
3 - Assédio moral: conversar com o setor de Recursos Humanos da empresa na qual trabalha. Se não for resolvido, recorrer ao sindicato e ao Ministério Público e à Justiça do Trabalho.
4 - Homofobia: Registrar boletim de ocorrência e, se o estado não tem uma delegacia especializada, discar para o 190 (Polícia Militar) ou 100 (Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos).
5 - Racismo: registrar boletim de ocorrência, descobrir qual é a delegacia responsável por crimes raciais em seu estado, e fazer a denúncia. Se o seu estado tiver um disque-denúncia para casos de racismo, utilize-o.
6 - Violência no trânsito: no caso de ser motorista profissional, ligar para o telefone que a própria empresa disponibiliza para denúncias, facilmente identificado pela frase: "Como estou dirigindo?". Nos demais casos, anotar a placa do carro, fazer um boletim de ocorrência e acionar a polícia por meio do 190. Se for em autoestrada, pode ser a Polícia Rodoviária Federal (disque 191) ou a Polícia Rodoviária Estadual.
É importante, quando se faz uma denúncia, sempre que possível, juntar ao texto (ou à fala) da denúncia, fotos, vídeos, notícias de jornais ou outros elementos que possam servir de prova para as suas afirmações.
Explicação:
Padrão de resposta esperada