A) Registre as sensações e apresente uma analogia da imagem com análise de um poema. Que relação você conseguiu perceber?
B) Acesseas anotações que você fez acerca do texto que você analisou na aula anterior. Após nova leitura, completamente sua análise com o que você percebeu agora. Faça o registro do que mais chamou a sua atenção no texto.
C) Identifique as palavras que apresentam sentido figurado e reconheça o efeito que essas palavras provocam no texto.
D) Ao ouvir as reclamações dos poemas, você percebeu uma constância de ritmo? Ou sentiu outra sensação com o emprego de alguma expressão? Há algum verso que se destaca dos demais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)a torta é a fartura e a seca seria a fome
b) a seca prejudica a todos
c)corre a campina:está ventando
rebenta a seca: volta a seca
d)sim, novo/povo,sertão/satisfação etc, não
texto:A seca do Ceará
A) A relação que se percebe por meio da analogia entre imagem e poema é que a torta se refere à fartura, enquanto a seca representaria a fome.
O poema "A seca do Ceará", de Leandro Barros, disserta sobre o período de grande seca que houve no estado do Ceará no início do século XX, mais precisamente no ano de 1915.
Mesmo que a região fosse repleta de comida, houve um controle sobre os alimentos por causa do medo existente de que as comidas fossem roubadas novamente por sertanejos pertencentes a regiões próximas que pudessem passar lá e saquear as comidas, tirando-as do povo.
A seca de 1915 no Ceará foi uma tragédia, e contou inclusive com "campos de concentração" para que as pessoas não chegassem até a essas comidas.
B) Após a leitura do texto "A seca do Ceará", de Leandro Barros, é possível perceber os graves resultados que se originam a partir de uma seca em determinado local ou região.
O poema refere-se à seca existente na região do Ceará em 1915, onde houve muita fome e muita miséria para a população. Esses dois fatores são os principais resultados da seca em determinado território.
É possível observar com clareza a destruição que a fome é capaz de causar em uma sociedade, justamente por se tratar de algo necessário para a sobrevivência humana, a comida, e quando a mesma falta, os indivíduos ficam desesperados e são capazes de qualquer coisa.
C) Primeiramente, é importante entender corretamente a diferença entre sentido literal e sentido figurado, para que não haja confusão quanto à compreensão do que uma frase quer dizer.
Sentido literal é o sentido comum de uma palavra, enquanto sentido figurado é o sentido que as palavras possuem devido ao contexto em que estão inseridas.
No texto, as palavras ou expressões que apresentam sentido figurado, isto é, variam o seu sentido de acordo com o contexto em que estão apresentadas, são:
- Corre a campina: a expressão passa a ideia de que está ventando;
- Rebenta a seca: a expressão quer transmitir a ideia de que a seca retornou.
D) Ao ouvir as reclamações dos poemas, é possível sim perceber uma constância de ritmo, onde o mesmo marca o poema de uma forma única, pois determina a maneira com que ele é lido.
O ritmo é marcado pela rima, que se faz presente nas palavras finais de um verso para o outro, ou com uma diferença de dois ou três versos, como "fome" e "nome", "emigrantes" e "retirantes", entre tantos outros.
A rima é um recurso bastante usado nos textos poéticos, justamente para empregar musicalidade, sonoridade e ritmo.
Nenhum verso do poema parece se destacar, pois todos possuem mais ou menos a mesma estrutura e forma.
Veja mais sobre assuntos relacionados em:
https://brainly.com.br/tarefa/23330972
https://brainly.com.br/tarefa/20677121
https://brainly.com.br/tarefa/26834047
https://brainly.com.br/tarefa/43125431