A região sudeste sofreu grandes mudanças desde a produção do café. Uma das mudanças mais marcantes foi a construção de uma extensa rede de ferroviária ligando as áreas produtoras do interior aos portos do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, e de Santos, no litoral paulista. Sobre o tema leia as alternativas e marque a opção correta: * a)Desde o meados do século XIX quando foi proibido o tráfego de escravizados para o Brasil, nunca foi estimulado a vinda de imigrantes salariados para substituir a mão de obra africana. b) Guerras internas na Europa e depois os conflitos mundiais nunca foram considerados cenários propícios para a vida de imigrantes ao Brasil c) Desses portos o café seguia principalmente para a Europa e os Estados Unidos d) O café seguia principalmente para o continente africano e para a Venezuela
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom dia colega! Segue as alternativa correta: c)
Explicação:
Quando houve a abolição da escravidão, os escravos trabalhavam principalmente nas lavouras de café, e depois do acontecimento, os imigrantes italianos foram muito explorados ç3ara trabalhar nas lavoras, então a a) está incorreta.
Os imigrantes, italianos, alemães, franceses, etc, vieram por causa de conflitos nos seus países de origem, perseguições, pobreza, entre outros. B) está incorreta.
Por exemplo, quando houve a queda da bolsa em 1929 (mundial) o Brasil teve que deixar de exportar café para os maiores consumidores, Estados Unidos e Europa (vários países). Por tanto, c) é correta.
A d) está incorreta porque os maiores consumidores do café brasileiro eram Europa e Estados Unidos.
Bons estudos! Espero ter ajudado!