a região sudeste e a mais populosa e mais povoada do Brasil ,com destaque para os estados. de São Paulo e Rio de Janeiro. Há quarto décadas,o _______? e caracteriza-se com tal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O inchaço urbano é uma das causas do declínio migratório para o Sudeste, como pode ser observado em São Paulo, SP.
No Sudeste estão localizadas as duas maiores regiões metropolitanas do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. Somadas, as duas regiões concentram mais de 30 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2019. Com isso, há uma grande concentração de atividades comerciais, industriais e tecnológicas nessas duas áreas do Sudeste.
Principais atividades econômicas da região Sudeste
A força econômica do Sudeste é explicada, pela história, desde os tempos da extração de ouro, passando pelo cultivo do café, e, atualmente, com a concentração de várias indústrias, tanto nacionais quanto transnacionais.
A industrialização brasileira tem seu auge nos anos 1950, sendo iniciada, décadas antes, na região Sudeste. Esse auge atingiu o Sudeste de forma positiva, pois era nessa região que estavam as melhores condições em infraestrutura para a instalação de fábricas e aglomerados industriais.
Atualmente, o território possui um grande parque industrial, principalmente em São Paulo, na região metropolitana (ABC Paulista: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, cidades industriais), e no Rio de Janeiro, com a indústria petrolífera.
Há em andamento uma forte desconcentração industrial das grandes metrópoles por diversos fatores, como terrenos caros, inchaço urbano e incentivos fiscais por parte de cidades menores. Com isso, algumas áreas do interior do Sudeste tornaram-se centros industriais, como Contagem, em Minas Gerais. Além disso, a malha rodoviária na região contribui para que as indústrias partam para o interior, mas sem perder o grande mercado consumidor existente nas grandes cidades.
O Sudeste conta com importantes recursos minerais, como o ferro e o manganês, encontrados em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero. Esses minerais são exportados para o mundo todo via Porto de Tubarão, no Espírito Santo.
Petróleo e sal marinho também estão presentes na economia da região. Hoje, o estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país, seguido pelo Espírito Santo, e o segundo maior de sal.
A região também é forte na pecuária. De acordo com o IBGE, com dados de 2018, o Sudeste abrange o terceiro maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 37 milhões de cabeças de gado. O destaque na região para essa produção é o estado de Minas Gerais, com forças para as indústrias de laticínios. O rebanho suíno também faz-se presente na economia, que concentra o segundo maior rebanho dessa espécie no país, com mais de sete milhões de porcos.
Veja também: Quais as diferenças entre exportação e importação?
Aspectos culturais da região Sudeste
Com a forte migração ocorrida para o Sudeste nos séculos passados, as manifestações culturais presentes nessa região possuem influência indígena, negra e europeia, além da influência asiática.
Uma das festas mais famosas de todo o mundo ocorre na cidade do Rio de Janeiro e também em São Paulo: o carnaval. As festas carnavalescas dessas duas cidades são famosas pelas grandes aglomerações e pelos desfiles das escolas de samba, atraindo gente de todo o Brasil e de vários cantos do mundo. Ainda, no Rio de Janeiro, há o famoso réveillon em Copacabana, festa que chega a reunir duas milhões de pessoas na orla da praia