a Região Norte é considerada por diversos estudiosos como a última grande fronteira brasileira a ser ocupada. Essa região tornou-se a fronteira econômica do país do país, pois a demanda por novas áreas para o desenvolvimento agropecuário e industrial levou o governo federal a incentivar sua ocupação. Sobre o incentivo em questão, é correto afirmar que:
A) a criação da SUDAM (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia) contribuiu para a ocupação dessa região, onde a criação da Zona Franca de Manaus ocupou papel de grande importância, especialmente no desenvolvimento do setor secundário.
B) o crescimento das malhas ferroviárias, especialmente na Amazônia Ocidental, favoreceu a ocupação dessa área, especialmente em função da ocupação de suas margens, através das chamadas agrovilas, as quais passaram a gerar uma policultura de subsistência.
C) a abertura de áreas para a exploração mineral de grande porte, especialmente na Amazônia Ocidental, onde se localiza a hidrelétrica de Tucuruí, promoveu grandes fluxos migratórios para essa região, destacando-se os polos siderúrgicos ligados ao ferro e ao alumínio.
D) a implantação de projetos agropecuários, destacando-se o grande Projeto Carajás, acabou favorecendo os grandes proprietário, uma vez que o BASA (Banco da Amazônia S.A.) priorizou uma ocupação mais seletiva, exatamente para se evitar os impactos ambientais regionais.
E) os grandes polos minerais e siderúrgicos instalaram-se, sobretudo, ao longo das rodovias Belém-Brasília e Cuiabá-Porto Velho, promovendo nessas áreas um intenso desmatamento e afluxo populacional, além de uma irregular ocupação urbana.
wiliamzapela:
letra D
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
LETRA D
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás