Geografia, perguntado por Deh29silva, 1 ano atrás

a região norte, como outras do país, enfrenta alguns problemas relacionados ao uso de ocupação do solo. entre esses problemas estão a demarcação de terras indígenas, garimpos Ilegais ,os conflitos de terras e os projetos de exploração mineral irregulares .utilize suas ferramentas de pesquisa e Faça um levantamento desses problemas e Apresente as suas principais características negativas.
URGENTEEEEEE
ALGUEM ME AJUDAAAA​
É PRA AMANHÃ

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardomiranda2017
3

O processo de aculturação do Índio no período colonial não se limita aos principais costumes, mas está relacionado até ao meio em que viviam.

A divisão do território colonial português por volta de 1530 em 15 lotes e 13 capitanias pode se caracterizar como a primeira "reforma agrária" do Brasil. Nessa conjuntura, intensificado pelo Plantation, os latifúndios surgiram no país, ou seja, propriedades de grandes extensões em "mãos" de poucas pessoas. Simultaneamente, após a abolição da escravidão, assim como os escravos tiveram o acesso á terra dificultado pela "Lei de Terras", o Índio não teve seus direitos garantidos, como a posse de terra para a prática de sua cultura e perpetuação da etnia. Logo mais tarde, surgem as demarcações das terras indígenas na região Norte que visam garantir esses direitos, porém, o viés capitalista e neoliberal têm sufocado tais conquistas.

Vale ressaltar, também, o MST - Movimento Sem Terra, que tem reivindicado o direito á posse de terra, uma reforma agrária. Essa reforma reduziria os latifúndios e os transformariam em minifúndios, utilizados para a agricultura de subsistência, principalmente. Em contrapartida, muitos "homens de negócio" resistem a uma possível reestruturação dessa situação histórica, elevando a concentração de renda e acirrando ainda mais as desigualdades sociais no país. Muitos deles são garimpeiros que atuam na exploração de minérios da região Norte.

Infere-se, portanto, que da prática mercantilista até a liberal, o uso e ocupação do solo gira em torno de um sistema econômico, excluindo as massas menos favorecidas financeiramente e caracterizando uma sociedade desigual em diversas áreas.


Deh29silva: obrigada!Me ajudou muito
eduardomiranda2017: É isso aí, aprendemos juntos!
Perguntas interessantes