A região amazônica é detentora da maior biodiversidade e sua culinária destaca-se por suas peculiaridades impares, típicas e exóticas. A grande característica da cozinha amazônica é a autenticidade, é possível confirmar esta afirmação ao analisar, por exemplo, o tucupi, que consiste em um produto que ainda guarda um sabor selvagem.
Assim, com base nesta informação analise as asserções abaixo
I. O tipiti é um utensílio de palha, utilizado comumente para extrair o líquido da mandioca ralada no processo produtivo do tucupi.
PORQUE
II. O tucupi é um dos ingredientes bases para preparar o tacacá, todavia, diferente do que se pensa o tucupi não passa por processos de fermentação durante sua fabricação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
O tucupi é um coproduto da mandioca, obtido durante a fabricação da farinha. O tubérculo é descascado, higienizado e depois triturado, resultando em uma massa úmida que então é levada a uma prensa, que no processo de fabricação artesanal é um utensilio de palha chamado de tipiti.
Com a prensagem, obtém-se a massa mais seca que será torrada e transformada em farinha e um líquido residual conhecido como manipueira. É da manipueira que se faz a goma (fécula) e tucupi. Para se chegar ao produto final, o tucupi, o líquido passa por um processo de fermentação e cozimento (cocção).
Resposta:
4
Explicação:
O tucupi é o molho parcialmente fermentado da manipueira (mandioca brava), que fica em repouso por um ou dois dias para a decantação do amido, que é posteriormente removido, ocorrendo naturalmente a fermentação. Após essa etapa, é realizada uma fervura, adicionando-se condimentos e obtendo-se, assim, o tucupi.