A Regência Verbal investiga a ocorrência ou não de preposições na relação entre os verbos e seus complementos (os objetos diretos e/ou indiretos) e seus termos caracterizadores (adjuntos adverbiais). As preposições podem se associar a artigos que antecedem os complementos e formar contrações.
a.
Na frase "Eles pedem para ser recebidos pelo Norte Energia" o verbo é transitivo indireto.
1- O que isso significa?
2- Qual o objeto indireto?
3- Como acontece com muitos outros verbos, o verbo pedir pode também ser transitivo direto em outros. Escreva uma frase em que esse verbo seja transitivo direto.
Soluções para a tarefa
O que significa dizer que o verbo é transitivo indireto? Significa que o complemento desse verbo precisar estar acompanhado de uma preposição.
O objeto indireto da frase é "para ser recebidos".
O verbo "pedir" nesse caso foi transitivo indireto, pois o seu complemento, o objeto, precisou de uma preposição. Mas este mesmo verbo pode assumir o papel de transitivo direto, caso seu objeto não precise de preposição, como podemos observar no seguinte exemplo:
O entregador pediu as caixas para o balconista.
Mas qual a diferença de verbo transitivo direto e indireto?
- Verbo transitivo direto: quando o verbo é transitivo direto, o complemento dele, que chamamos também de objeto, não será acompanhado de preposição.
Observe o exemplo a seguir:
Enquanto a mãe dormia, ele preparou o café.
O verbo "preparou" requer um complemento, pois quando dizemos "preparou", logo pensamos "preparou o quê?". A resposta para essa pergunta é o objeto do verbo. Logo, "o café" é o objeto nessa frase e, como neste caso não há preposição, dizemos que o objeto é direto. Se temos um objeto direto o verbo também será transitivo direto.
- Verbo transitivo indireto: Ao contrário do que acontece no exemplo anterior, nos verbos transitivos indiretos o complemento do verbo pedirá a presença da preposição.
Exemplo:
João não gosta de jogar futebol.
O verbo é "gostar". Quem gosta, nesse exemplo, gosta DE alguma coisa. O "de" é uma preposição. Logo, identificamos que o objeto desse verbo veio acompanhado de uma preposição, por isso dizemos que o verbo é transitivo indireto e seu complemento é um objeto indireto.
Em alguns casos, o mesmo verbo trará o objeto indireto e direto na mesma frase.
Aprenda mais sobre as preposições aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1457750
Aprenda mais sobre transitividade verbal: https://brainly.com.br/tarefa/19141358