A regência é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido. Ou seja, estuda a relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. A regência é necessária, visto que algumas palavras da língua portuguesa (verbo ou nome) não possuem seu sentido completo. A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido). Dizemos que regência verbal é a maneira como o verbo (termo regente) se relaciona com seus complementos (termo regido). Nas relações de regência verbal, o vínculo entre o verbo e seu termo regido (complemento verbal) pode ser dar com ou sem a presença de preposição. A regência de um verbo está ligada à situação de uso da língua e pode ser adequada em um contexto e ser inadequada em outro.
Alguns verbos, na variedade padrão, apresentam mais de uma regência (dependendo do sentido/significado em que são empregados, por exemplo, o verbo aspirar - transitividade (sentido): verbo transitivo direto (sugar/respirar) / verbo transitivo indireto (pretender). Veja os exemplos a seguir:
1) Transitivo direto - Sentiu fortes dores quando aspirou o gás.
2) Transitivo indireto - O ex-governador aspirava ao cargo de presidente.
Adaptada de: e . Acesso em: 31 ago. 2017.
Observe o verbo que se repete: "aspirou o gás" e "aspirou ao cargo". Tal verbo:
( ) Apresenta a mesma regência e o mesmo sentido nas duas orações.
( ) Embora apresente regências diferentes, ele tem sentido equivalente nas duas orações.
( 0 Poderia vir regido de preposição também na primeira oração sem que se modificasse o sentido dela.
( ) Apresenta regência e sentidos diferentes nas duas orações.
( ) Embora tenha o mesmo sentido nas duas orações, ele apresenta regência diferente em cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apresenta regência e sentidos diferentes nas duas orações.
Explicação:
DNM
O aluno deverá ser capaz de demonstrar seus conhecimentos sobre a regência do verbo ‘aspirar’, de acordo com as explicações do texto base e inferir que a regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Dessa maneira, deverá o aluno perceber que, na regência verbal, os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado). Assim, de acordo com o exemplo dado, deverá analisar os dois contextos: o primeiro, que apresenta o verbo transitivo direto, e que deverá ter um objeto direto como termo regido, não sendo necessária uma preposição para estabelecer a regência verbal. O objeto direto responde, principalmente, às perguntas: "o quê?" e "quem?", indicando o elemento que sofre a ação verbal, como no caso do exemplo: ‘Sentiu fortes dores quando aspirou o gás’. Da mesma maneira, o aluno deverá perceber que o verbo transitivo indireto apresenta um objeto indireto como termo regido, sendo obrigatória a presença de uma preposição para estabelecer a regência verbal. O objeto indireto responde, principalmente, às perguntas: "de quê?", "para quê?", "de quem?", "para quem?" e "em quem?", indicando o elemento ao qual se destina a ação verbal, como é o caso do exemplo: ‘O ex-governador aspirava ao cargo de presidente’. A alternativa que apresenta a resposta correta, dessa forma, é a que afirma que o verbo ‘aspirar’ apresenta regência e sentidos diferentes nas duas orações.
Em relação ao verbo "aspirar", a opção correta é:
(x) Apresenta regência e sentidos diferentes nas duas orações.
Explicação:
Na frase "Sentiu fortes dores quando aspirou o gás.", o verbo destacado tem sentido de inspirar, inalar, absorver, cheirar. Assim, é um verbo transitivo direto, ou seja, rege complemento direto, não introduzido por preposição.
Seu complemento é "o gás" (objeto direto).
Na frase "O ex-governador aspirava ao cargo de presidente.", o verbo destacado tem sentido de desejar profundamente, querer, almejar. Assim, é um verbo transitivo indireto, ou seja, rege complemento indireto, introduzido por preposição ("a").
Seu complemento é "ao cargo de presidente" (objeto indireto).
Leia mais sobre regência verbal em:
https://brainly.com.br/tarefa/22203609
https://brainly.com.br/tarefa/22203609