A Reforma Sanitária no Brasil foi um processo importante e necessário para que a população tivesse acesso ao atendimento à saúde de forma que todas as suas necessidades fossem contempladas. Na esteira da Reforma o Sistema Único de Saúde-SUS foi estruturado para a garantia deste atendimento, considerando que é: “dever do Estado a garantia do acesso à saúde pública universal, integral, descentralizada, democrática e de qualidade. ”
Considerando o expresso acima, bem como, a discussão tratada nas aulas conceituais e na unidade I do livro didático, explique qual é a ideia central do Sistema Único de Saúde-SUS, e o significado em seu contexto das expressões universalidade, equidade e integralidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
As principais reivindicações do movimento sanitário propõem a organização da saúde através do SUS e da luta para efetivar a política de saúde enquanto política social e parte do tripé do sistema de seguridade social, junto da previdência e da assistência social. Determinando ser dever do Estado a garantia do acesso a saúde pública universal, integral, descentralizada, democrática e de qualidade. Universalidade sem qualquer barreira de acessibilidade, seja legal, econômica, fiscal ou cultural. Acesso universal, é para todos. Equidade admite a possibilidade de atender desigualmente os que são desiguais, priorizando os que mais necessitam para poder alcançar a igualdade. Integralidade deve ser analisada a partir das ações de promoções, proteção e recuperação, e de uma rede regionalizada e hierarquizada, a saúde pública deixa então de se direcionar apenas para medidas de atendimento à saúde coletiva ou curativa, e passa a garantir o atendimento integral, ou seja, desde a prevenção à cura, o cidadão tem direito ao atendimento pela via da saúde pública. Assim, ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, e diversas ações nesse campo.
O SUS (Sistema Único de Saúde) compreende um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde a saúde e atenção primária até os processos de transplantes de órgãos, portanto, trata-se de um sistema verdadeiramente complexo.
A integralidade refere-se à atenção integral à saúde, logo, não ocorrendo apenas em cuidados assistenciais. A universalidade do SUS refere-se ao princípio de que todos os cidadãos brasileiros devem receber atendimento, sem exceção. Por fim, a equidade compreende a visão de que todos os cidadão devem ter igual atendimento e atenção.