A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação espiritual de parte do clero frente à crise clerical verificada em fins da Idade Média. Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que (A) suas raízes podem ser encontradas já em fins da Idade Média nas obras e nos pensamentos de homens, como John Wycliff e Jan Huss, que já, nos séculos XIV e XV, criticavam a venda de indulgências e a hierarquia eclesiástica. (B) se desenvolveu uma forte crítica ao pensamento racional e ao individualismo moderno, devido à importância atribuída à Bíblia e a seus códigos morais rígidos. (C) a partir da reforma luterana, desenvolveram-se, por toda a Europa, igrejas protestantes e/ou reformadas, centralizadas, cujas autoridade e limites se sobrepunham às fronteiras dos Estados Nacionais do período. (D) a salvação era obtida por meio da graça de Deus, mas também pela participação na eucaristia, momento em que
Soluções para a tarefa
Letra A) suas raízes podem ser encontradas já em fins da Idade Média nas obras e nos pensamentos de
homens, como John Wycliff e Jan Huss, que já, nos séculos XIV e XV, criticavam a venda de indulgências
e a hierarquia eclesiástica.
A Reforma Protestante pode ter sua origem nos fins da Idade Média e nos pensamentos de alguns homens que já criticavam a maneira como a Igreja vendia indulgências, assim, a letra A está correta.
A reforma protestante e seu objetivo
A reforma protestante tinha como principal objetivo fazer com que a Igreja parasse de disseminar a ideologia de que as pessoas poderiam comprar um pedacinho do céu, que a venda de indulgências parasse.
Esse movimento fez com que muitos fiéis católicos saíssem da Igreja.
Leia mais sobre a reforma protestante em: https://brainly.com.br/tarefa/5994923