História, perguntado por munhozzz, 1 ano atrás

“A Reforma Protestante foi oriunda, em certa medida, de uma profunda fermentação escatológica [apocalíptica] e, em seguida, contribuiu para aumentá-la. Parece-me que essa ‘espera de Deus’ foi particularmente forte na Alemanha do século XVI, onde, em um clima de ansiedade, as conjunções de planetas em 1525 criaram um pânico coletivo, alarmando Lutero e Dürer.”DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 225.De acordo com o texto, podemos afirmar que a Reforma Protestante foi: *
A) um movimento ligado às transformações religiosas, políticas e intelectuais do século XVI, nutridas pelas incertezas dos novos tempos, pelo clima apocalíptico e pelo questionamento quanto ao poder da Igreja para proteger a cristandade.
B) uma continuação das reformas políticas iniciadas na Inglaterra e que, posteriormente, influenciaram Lutero e Calvino no Sacro Império Romano Germânico e na região da atual Suíça, respectivamente.
C) um movimento de seitas contrárias aos ensinamentos bíblicos, que negavam tanto o poder sagrado do Papa quanto a veracidade dos textos da Bíblia.
D) um movimento fracassado que foi duramente repreendido pela Igreja Romana e pela Inquisição, capaz de condenar todos os envolvidos e puni-los com a execução na fogueira.
E) uma reação ao fim do mundo, previsto por seitas pagãs que consideravam a conjunção de planetas como um efetivo sinal de que o mundo iria acabar no final do século XVI.

Soluções para a tarefa

Respondido por vicentepsi2016
39
a mais coerente a letra A..apesar das lacunas..
Perguntas interessantes