História, perguntado por gabimendesmily, 7 meses atrás

A REFORMA E CONTRARREFORMA

A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. Já a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos, que ameaçavam diminuir seu número de fiéis, sua influência política e, principalmente, sua riqueza. Em cada país, a disputa entre Reforma e Contrarreforma aconteceu de forma diferente e em algumas regiões, como em Roma, sede da Igreja Católica Apostólica, sequer houve um movimento importante de Reforma. Enquanto em lugares como Inglaterra, Suíça, e, principalmente, no Sacro Império Romano Germânico (a Alemanha como conhecemos hoje, não existia ainda), tivemos os principais movimentos reformistas. Sendo assim, precisamos separar os acontecimentos nestas três regiões, para que tudo fique claro sobre as principais reformas religiosas. Os primeiros pontos que precisamos destacar são os motivos para que tantos religiosos europeus quisessem reformar a Igreja, porque é isso que explica o que foi a Reforma Protestante. Por volta do século XV (anos 1400), com o desenvolvimento das grandes navegações e o renascimento comercial, começou a se estabelecer uma nova classe social, que enriquecia nestas novas atividades.
Esta classe, chamada de burguesia, incluía banqueiros e grandes comerciantes. Ao enriquecer, se colocavam contra a Igreja Católica por alguns motivos principais:
• Pecado da usura: para o catolicismo, o enriquecimento era pecado, mas a própria Igreja possuía
terras e, principalmente, enriquecia cobrando indulgências (doações como forma de se redimir dos pecados).
• O crescimento do pensamento científico: conforme o conhecimento científico se desenvolvia, as sociedades europeias passavam a discutir os fundamentos da própria fé, procurando novas formas de se relacionar com a ideia de Deus.
• A influência política da Igreja Católica: o catolicismo dominou a Europa durante toda a Idade Média,
tendo muita influência sobre a organização política e social das nações. As reformas religiosas pretendiam alterar este quadro. Por outro lado, cada um dos Estados principais teve particularidades em seu movimento de reforma. inglesa, contando com características singulares:
• Aliança da nobreza contra a Igreja Católica;
• Desapropriação das terras da Igreja Católica, com a posse passando para o Estado e a nobreza;
• A nova Igreja Anglicana fundada pelo próprio Estado inglês. A base teológica do anglicanismo é similar ao luteranismo e ao calvinismo, mas o fato de ser uma reforma patrocinada pelo Estado, conferiu a esta corrente religiosa um grande poder. Porém, como estamos falando de Reforma e Contrarreforma, precisamos ver qual foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos que ameaçavam sua existência.

1 – Que grupo social surgiu na Europa após o século XV?

2 – Quais foram os atritos ocorridos entre a igreja católica e o novo grupo social que surgiu na Europa?

Soluções para a tarefa

Respondido por uurenatinha
16

Resposta:

1) Burguesia.

2)A Revolução Inglesa foi um dos momentos mais marcantes da Idade Moderna. Ocorrida entre 1640 e 1688, foi uma das primeiras revoluções burguesas que limitaram o poder de um rei absolutista e deu início à formação de uma monarquia constitucional na Inglaterra. Essa revolução marcou também o começo do predomínio das religiões protestantes no reino inglês. O fim do absolutismo, a ascensão da burguesia como classe social dominante e o Parlamento como centro político criaram um ambiente favorável para o surgimento das primeiras indústrias décadas depois, bem como para a consolidação do capitalismo inglês.

Explicação:

Se puder avaliar agradeço.❤

Respondido por 00001159215455sp
2

Resposta:

obrigado também tava precisando

Perguntas interessantes