A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental. JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. In: Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar/2003. Disponível em: Acesso em: 02 jun. 2019. A partir das informações apresentadas, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: O combate aos problemas que afetam o meio ambiente se torna mais eficaz se abordarmos tais fatores de modo fragmentado entre os campos do conhecimento, visto que assim podemos otimizar o uso desses saberes. Alternativa 2: A Educação Ambiental é um termo que deve se fazer presente apenas no meio escolar/acadêmico, pois esses espaços são ocupados pelos detentores e disseminadores do conhecimento. Alternativa 3: As formas de organização social empreendidas por cada uma das diversas comunidades culturais não afetam o meio ambiente, já que são os indivíduos que poluem o espaço em que vivem. Alternativa 4: A interdisciplinaridade é fundamental para se buscar soluções para os problemas ambientais e a prioridade deve ser a busca por um novo perfil de desenvolvimento focado na sustentabilidade socioambiental. Alternativa 5: A sustentabilidade socioambiental deve ser pensada de modo a defender o meio ambiente, porém, priorizando o desenvolvimento econômico, pois o progresso da civilização deve sempre prevalecer.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETA a Alternativa 4: A interdisciplinaridade é fundamental para se buscar soluções para os problemas ambientais e a prioridade deve ser a busca por um novo perfil de desenvolvimento focado na sustentabilidade socioambiental.
Explicação:
I. FALSA. “A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar.”
II. FALSA. “Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental.”
III. FALSA. “A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental.”
IV. VERDADEIRA. “(...) A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, (...)numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental.”
V. FALSA. “Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental.”