Geografia, perguntado por laralimamarques03, 1 ano atrás

A redução dos impactos ambientais depende de decisões e ações integradas da sociedade. O solo é um recurso fundamental para a prática das atividades humanas. Porém, o avanço do desmatamento desordenado, das áreas agrícolas e da pecuária extensiva causa sérios impactos sobre esse recurso. Considerando essa afirmação, ASSINALE a alternativa INCORRETA.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
36

As alternativas são:

a) O desmatamento e as queimadas contribuem para a perda da camada superficial do solo, ocasionando a redução da fertilidade natural e o aumento do estoque de carbono no solo.

b) A extinção e a redução da biodiversidade, a erosão e o empobrecimento dos solos, o assoreamento do leito dos rios e o rebaixamento do lençol freático são consequências diretas do desmatamento.

c) Os custos das medidas mitigadoras para os impactos ambientais, como a erosão e a contaminação dos solos, são elevados e a prevenção constitui o meio mais eficaz para combater a degradação dos recursos naturais.

d) O plantio em curvas de nível reduz a velocidade do escoamento superficial da água da chuva e a erosão.

e) Os países mais atingidos pelos desmatamentos estão localizados na faixa intertropical do globo, como o Brasil, onde se encontra a maior concentração de florestas

A é falsa, pois o desmatamento diminui o estoque de carbono no solo (o carbono é formado pela decomposição de massa orgânica, de modo que, sem folhas, florestas e animais a tendência é que o solo perca carbono e se torne menos fértil.

As demais afirmativas são verdadeiras, pois de fato os desmatamentos são mais comuns nestes países (até por conta de suas situações econômicas), o plantio em curvas ajuda a diminuir a erosão, as medidas mitigadoras são mais caras que a prevenção e algumas das consequências do desmatamento são a diminuição da biodiversidade e empobrecimento do solo (até por conta da perda de carbono).

É correta a alternativa A.

Perguntas interessantes