A redação oficial é uma espécie de redação técnica usada na escritura dos processos e papéis – documentos e correspondências – do serviço público civil e militar. Documentos e correspondências oficiais mantêm uma estreita relação entre si, não apenas pelas características comuns, mas também porque encaminhamento de documentos, via de regra, faz-se acompanhar de correspondência. Ressalte-se, no entanto, que nem todos os documentos e correspondências oficiais são gerados pelo serviço público. Exemplo disso, entre outros, é o requerimento, que pode se originar do cidadão, ou de grupo de cidadãos, fora do serviço público. O que os alça à categoria de textos oficiais é a finalidade para a qual foram gerados: tratar de assunto do signatário ou do que ele representa junto a determinado órgão público.
Os textos oficiais requerem linguagem padrão formal e a obediência a regras específicas de feitura, responsáveis pelo acentuado caráter de formalidade. A esse respeito, convém lembrar que a redação oficial obedece a normas estabelecidas por decretos, portarias e instruções normativas federais que regulamentam sua classificação e feitura.
No primeiro parágrafo do texto, a autora afirma que:
a. As técnicas de escritura da redação oficial devem nortear, necessariamente, textos daadministração direta e, não necessariamente, os que circulam em órgãos da denominada administração indireta.
b. As técnicas de escritura da redação não oficial, mas, sim, informal, devem nortear,
necessariamente, textos da administração direta e, não necessariamente, os que circulam em órgãos da denominada administração indireta.
c. A redação oficial é uma espécie de redação técnica usada na escritura dos processos e papéis – documentos e correspondências – do serviço público civil e militar.
d. As técnicas de escritura da redação oficial devem nortear, necessariamente, textos da administração Federal e não precisam serem utilizados em nenhuma outra instância.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é: "c. A redação oficial é uma espécie de redação técnica usada na escritura dos processos e papéis – documentos e correspondências – do serviço público civil e militar".
No primeiro parágrafo do texto em questão, podemos compreender que:
a forma pela qual o Poder Público elabora comunicações oficiais e atos normativos é chamada de Redação Oficial. Nesta perspectiva, existe o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, que serve de base para a comunicação entre os membros da Administração Pública Direta e Indireta.
Deste modo, a Redação Oficial tem o objetivo de promover uma comunicação clara e objetiva nas instituições públicas e entre estas e as privadas.
Como exemplos de comunicações oficiais, podemos citar:
Aviso;
Memorando;
Ofício.
Mantenha-se focado em seus estudos.