A receita para reviver a marca: Mandiopã, sucesso nos anos 70 e 80, retorna ao mercado e aposta no público adulto
(Marianna Aragão - FONTE: O Estado de S. Paulo – 20/3/2007 (adaptado))
O empresário Antônio Gumercindo, de 69 anos, guarda há mais de meio século a fórmula do primeiro salgadinho feito no Brasil. Em 1953, ele criou o Mandiopã, um petisco à base de mandioca que é vendido cru e dobra de tamanho ao ser frito. O alimento foi uma febre no País nos anos 70 e 80 - quando a gigante Elma Chips ainda não estava no mercado e a alimentação saudável não era alvo de tanta preocupação.
Então novidade no mercado, o salgadinho chegou a vender 1,8 milhão de pacotes por mês e a exportar para Japão e Oriente Médio. Mas sumiu das prateleiras na década seguinte. A empresa que produzia o salgadinho quebrou, e Gumercindo manteve a fabricação caseira apenas para atender aos mercadinhos da região de Limeira (SP), onde mora.
Mas, desde o início do ano [de 2007], o empresário voltou a sonhar com o sucesso de sua criação. Com o auxílio de empresas de consultoria, ele apostou no saudosismo para conquistar antigos consumidores - a maioria na faixa dos 30 anos. Em menos de três meses, o Mandiopã deixou os mercados de Limeira e chegou às prateleiras de grandes varejistas, em nove Estados brasileiros - o Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, é um dos distribuidores.
"Percebi que tinha nas mãos uma marca pronta para voltar ao mercado", diz Paulo Sampaio, consultor da Intesis Consultoria, contratada pelo Mandiopã. Segundo Sampaio, a estratégia para se inserir novamente no mercado - e não bater de frente com a líder Elma Chips -, foi atrair o público adulto, que já consumiu o produto na infância.
O apelo à nostalgia é uma tática que tem chances de sucesso, avalia o consultor de marcas da Top Brands Consultoria, Guilherme Belluzzo. Segundo ele, por já ter uma identidade formada com o público, o produto sai na frente em relação a novas marcas que entram no mercado. "Essas marcas empoeiradas têm grande potencial para serem resgatadas."
Na opinião do especialista Ivan Pinto, coordenador do curso de Comunicação com o Mercado da ESPM, o Mandiopã vai ter de enfrentar desafios típicos do mundo moderno para concretizar suas metas ambiciosas. As preocupações com o valor nutricional e a falta de praticidade no preparo do alimento são alguns deles. "Receio que o modo de preparo do salgadinho, que exige a fritura em óleo, possa afastar os consumidores", diz ele.
Tomando como base o texto proposto, avalie as afirmativas abaixo:
I. Hoje, alguns fatores devem ser levados em consideração para o sucesso de uma marca: história/tradição, segurança, qualidade, relacionamento com o consumidor, ética e responsabilidade social.
DESTA FORMA
II. Podemos afirmar que o produto/Marca Mandiopã terá sucesso em seu relançamento porque já construiu a marca junto a certos grupos de consumidores, possui histórico e tradição, além de ter associada uma imagem de qualidade.
Assinale a alternativa correta:
( ) A primeira alternativa está incorreta e a segunda não tem relação com a primeira;
( ) As duas alternativas estão incorretas e não têm relação entre si;
( ) A primeira alternativa está correta e a segunda é uma possibilidade viável, mas não certa;
( ) A primeira alternativa está correta e a segunda é uma conseqüência da primeira;
( ) A primeira alternativa está correta e a segunda é uma possibilidade inviável;
Soluções para a tarefa
Resposta: A primeira alternativa está correta e a segunda é uma possibilidade viável, mas não certa;
Explicação:
A afirmativa I está correta "Hoje, alguns fatores devem ser levados em consideração para o sucesso de uma marca: história/tradição, segurança, qualidade, relacionamento com o consumidor, ética e responsabilidade social", desta forma, é possível considerar que a marca PODERÁ TER SUCESSO, no entanto, embora seja uma possibilidade viável, não há garantias, NÃO É CERTO que estas característica levarão a marca ao sucesso, porque há outros fatores e o mercado mudou muito desde que a marca foi lançada. Assim, a afirmativa II. "Podemos afirmar que o produto/Marca Mandiopã terá sucesso em seu relançamento porque já construiu a marca junto a certos grupos de consumidores, possui histórico e tradição, além de ter associada uma imagem de qualidade" é uma possibilidade viável mas não se pode garantir isso;