Sociologia, perguntado por feehferreira1349, 9 meses atrás

A rebelião ocorrida na penitência de Cascavel/PR em agosto de 2014 remete ao passado e à história da repressão, especificamente na passagem do período das punições à vigilância. O estudo mais representativo sobre a história das prisões é Vigiar e Punir de Michel Foucault. Sobre as prisões atuais, tendo como referência essa obra, é CORRETO afirmar. a) Na prisão, os delinquentes não são úteis nem econômica nem politicamente para o sistema. b) O objetivo das prisões é reeducar os delinquentes, ensinando-lhes uma profissão que possa ser exercida ao saírem da prisão. c) A prisão impede a reincidência e permite a correção do delinquente. d) A prisão, para Foucault, longe de transformar os criminosos em gente honesta, serve apenas para fabricar novos delinquentes. e) A função da prisão é retirar os criminosos de circulação e do convívio social, e nada mais.

Soluções para a tarefa

Respondido por haroldeus08
25

Resposta:

Letra d

Explicação:

Tinha na minha prova e eu botei d

Respondido por fonsecaaduda
17

Resposta:

A) Na prisão, os delinquentes não são úteis nem econômica nem politicamente para o sistema.  

B) O objetivo das prisões é reeducar os delinquentes, ensinando-lhes uma profissão que possa ser exercida ao saírem da prisão.  

C) A prisão impede a reincidência e permite a correção do delinquente.  

D) A prisão, para Foucault, longe de transformar os criminosos em gente honesta, serve apenas para fabricar novos delinquentes.  

E) A função da prisão é retirar os criminosos de circulação e do convívio social, e nada mais.

Explicação:

O gabarito oficial considera a alternativa D como correta. No entanto, a palavra “apenas” toma essa alternativa também controversa. É fato que as prisões, sobretudo no Brasil, não conseguem reeducar ou reinserir os indivíduos na sociedade, cumprindo o papel de reforçar um estigma de criminoso. No entanto, dado o contexto complexo em que o sistema prisional é inserido, é simplista considerar que a prisão serve “apenas” para fabricar novos delinquentes, haja vista as relações econômicas, sociais e simbólicas que envolvem o universo prisional.

Perguntas interessantes