A realidade virtual ganha cada vez mais espaço no dia a dia, apesar de os dispositivos disponíveis ainda serem muito caros. No entanto, nos próximos anos, com a chegada de mais equipamentos ao mercado, os preços devem começar a cair devido à livre concorrência. Entretanto, engana-se quem pensa que ela ainda está restrita apenas ao universo dos games. Leia a notícia a seguir e, depois, assinale a resposta correta:
Projeto da USP usa realidade virtual para diminuir riscos de trabalhadores
A realidade virtual não se limita a games e entretenimento. A USP levou para a Siggraph 2016, feira de computação gráfica em Anaheim (EUA), em julho, dois projetos brasileiros aplicando a tecnologia ao mundo de trabalho. E não foi só isso. A convenção californiana também discutiu soluções na medicina e no bem-estar.
Um dos projetos da Universidade de São Paulo é um passeio virtual por um sítio arqueológico em Itapeva (SP). De acordo com Roseli Lopes, professora da Escola Politécnica, a aplicação foi desenvolvida, inicialmente, com a pesquisa em mente, mas logo acabou ganhando fins educacionais.
"O usuário pode visitar antes da escavação, depois, e ver o que foi retirado de lá", diz Roseli ao G1. "Como modelamos todos os cenários e objetos encontrados, isso pode ser usado pelos arqueólogos sob o ponto de vista da análise. Mas como é muito difícil visitar um sítio arqueológico, ou até proibido, é possível fazer um passeio sem riscos".
O outro projeto da USP é um simulador de treinamento para manutenção em linhas elétricas. "Se você tem problema em um transformador, a pessoa tem que fazer a manutenção sem desligar a energia. É uma operação de alto risco", diz a professora. "Então, desenvolvemos um simulador em que você consegue treinar o operador para ele saber qual é a sequência correta de tarefas dependendo do tipo de problema que ele encontra em campo".
Lopes ressalta que o simulador funciona como um game, mas que seu objetivo é mostrar que as falhas de execução podem acarretar em incidentes sérios na vida real. "Nesses ambientes, você pode expor as pessoas a determinadas situações de risco para evitar que elas não consigam desempenhar as funções delas".
(Fonte: . Acesso em: 16 jan. 2017.)
Analisando a reportagem, podemos dizer que o texto aborda:
I. O uso de realidade virtual apenas como uma forma de evitar acidentes arqueológicos no sítio de Itapeva.
II. O uso de realidade virtual como uma espécie de simulador para evitar acidentes de trabalho em diversas áreas.
III. A reportagem mostra que a realidade virtual pode ser usada em áreas educacionais, mas também em setores como segurança do trabalho.
Está(ão) correta(s):
Escolha uma:
a. As afirmativas II e III.
b. Apenas a afirmativa III.
c. As afirmativas I e II.
d. Apenas a afirmativa II.
e. As afirmativas I, II e III.
alguem me ajuda por gentileza desde ja agradeço
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
As afirmativas II e III
Perguntas interessantes