A reação que ocorre em uma pilha é representada pela seguinte equação: Mn + Cu++ ® Mn++ + Cu Sabendo-se que o potencial de óxido-redução do manganês é igual a +1,05 volts e o do cobre é igual a –0,35 volts, e admitindo-se que a concentração dos íons é unitária, a voltagem da pilha será:
Soluções para a tarefa
Cu= - 0,35
ddp= 1,05-(-0,35)
ddp= 1,05 + 0,35
ddp= 1,4 v
Olá,
considerando a reação de oxirredução que representa a pilha:
Mnº + Cu²+ --> Mn²+ + Cu°
em uma reação de oxirredução, a espécie que cede seus elétrons à outra sofreu a oxidação. Enquanto a espécie que recebeu os elétrons, sofreu a redução.
Percebemos pela reação acima, que o Mnº que inicialmente tinha número de oxidação 0, passou a ter número de oxidação +2. Ou seja, ele aumentou seu grau de oxidação.
Enquanto o Cu²+, teve seu número de oxidação diminuído de +2 para 0. Ele foi reduzido pelo manganês.
Quando duas substâncias reagem em uma reação redox, a espécie que tem o menor potencial de redução é oxidada, e a que tem o maior potencial de redução é reduzida.
O potencial de redução do manganês é igual a -1,05V (e o potencial de oxidação, é +1,05V), portanto ele sobre a oxidação e o do cobre é igual a +0,35V (e o potencial de oxidação é -0,35V), portanto ele sofre a redução.
Para calcular o potencial da pilha fazemos a diferença entre o potencial de redução da espécie que reduz menos o da que oxida.
E = Ered - Eoxi
E = +0,35V - (-1,05V)
E = 1,4V