Química, perguntado por eueueueyeey, 6 meses atrás

A reação entre uma amostra de cálcio e 21,3 g de cloro produziu 33,3 g de cloreto de cálcio. Com base nesses dados, responda às questões a seguir: Qual a massa, em gramas, da amostra de cálcio utilizada na reação?(Observação: realize o cálculo em seu caderno e registre somente o resultado no espaço abaixo). Qual lei ponderal está envolvida no raciocínio para resolver o item anterior? Justifique sua resposta. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por AleksanderBremovych
4

Foram utilizados 12g de cálcio.

Explicação:

A reação entre cálcio e cloro para a formação do cloreto de cálcio é dada por:

Ca + Cl₂ → CaCl₂

Pela estequiometria, vemos que 1 mol de cálcio reage produzindo 1 mol de cloreto de cálcio. A massa de cloreto de cálcio (massa molar = 111 g/mol) produzida é 33,3g. Isso corresponde à:

n = 33,3g ÷ 111 g/mol

n = 0,3 mol CaCl₂

Pela estequiometria, se são produzidos 0,3 mol de CaCl₂, foram consumidos 0,3 mol de cálcio (massa molar = 40 g/mol). Isso corresponde à:

m = 40 g/mol × 0,3 mol

m = 12 g de cálcio


wuwhshiauauzhjsos: e qual lei foi utilizada ?
soniademarco2017: qual leiiiiiiii foi ultilizadaaa
Respondido por GabrielOtaku095
4

Resposta:

Lei de Lavoiser

Explicação:

* exemplo *   Considere a reação entre a substância A e a substância B, que forma o produto C, como apresentado na equação a seguir:

A + B → C

Se reagirmos 10 g do reagente A com 20 g de um reagente B, obrigatoriamente, se a reação ocorrer em um sistema fechado, a massa do produto C será igual a 30g.

mA + mB = mC

10 + 20 = mC

mC = 30g

Perguntas interessantes