A Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (qPCR) pode ser utilizada em diagnóstico molecularde doenças genéticas, detecção de patógenos, identificação humana e de espécies virais ou bacterianas,níveis de expressão gênica, resistência a antimicrobianos, entre outras aplicações.PEREIRA, T. C. Introdução às técnicas de PCR convencional em tempo real e digital. Ribeirão Preto: SBG, 2018 (adaptado).O gráfico a seguir representa em A os ciclos de amplificação do qPCR (escala log) do gene ACTB (B-actina,constituinte do esqueleto celular) e em B, os do gene COL1A1 (colágeno1, associado a osteogêneseimperfeita). O Ct (ciclo threshold) de ACTB é 18 e o de COL1A1 é 22.Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I. O valor do Ct de COL1A1 indica que a expressão desse gene é 16 vezes maior do que a do geneACTB.II. A linha do threshold indica o limiar de falsos positivos quando as amostras de DNA estãocontaminadas.III. A inclinação horizontal no fim da curva de amplificação indica que a reação chegou na fase deestabilização da amplificação ou na fase platô.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Está correta apenas a afirmativa III. Letra B.
A utilização da Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (qPCR) em um diagnóstico molecular de doenças genéticas, detecção de patógenos, identificação humana e de espécies virais ou mesmo bacterianas.
Ao analisar o gráfico apresentado, temos que a inclinação horizontal apresentada no final da curva de amplificação é um indicativo que a reação chegou na fase de estabilização da amplificação ou então na fase platô.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Sociologia,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás