Português, perguntado por Rosecavalcantee5720, 1 ano atrás

A reação de uma família ouvinte em relação ao diagnóstico de uma criança surda é completamente variável. Em geral, todo ser que almeja ser mãe e pai, espera que seu filho nasça semelhante a eles. Para os pais, olhar para seu filho sem um dos sentidos sensoriais (audição) não é simples e aceitável de maneira natural. Isso se dá porque os pais, diante de tal situação são influenciados por conceitos que tentam esconder a surdez, desconsiderando a surdez enquanto diferença linguística e impedindo o desenvolvimento da criança pela Libras (CRUZ, 2010). Estes conceitos que reforçam a visão da educação de surdos com a função da reabilitação tem origem na visão: a. metodológica da surdez b. clínico-terapêutica da surdez c. sociológica da surdez d. antropológica da surdez e. metodológicabilíngue para surdos

Soluções para a tarefa

Respondido por TeofiloA
1
A- Errada. A visão metodológica da surdez está relacionada às formas que podem ser oferecidas para a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva.

B- Correta. A visão clínico-terapeutica impõe uma abordagem estritamente patológica a surdez. Isto é, a enxerga puramente como uma deficiência, uma falha, de forma que a solução seria tentar corrigi-la, em vez de aceitá-la. Esta é a abordagem dos pais na questão, quando tentam esconder seu filho surdo, por entendê-lo como deficiente.

C-Errada.  A visão sociológica trata a surdez como um atributo do indivíduo. O surdo apenas tem outra forma de enxergar a sociedade, não é um deficiente.

D- Errada.  A visão antropológica enxerga a surdez como simplesmente uma diferença, não mais um defeito. Nesse prisma, não busca corrigi-la, mas sim fornecer um ambiente saudável à inclusão do surdo na sociedade.

E-Errada.  A visão metedológica-bilingue é aquela que visa, tendo como base a visão antropológica, proporcionar ao surdo que aprenda não somente o português escrito, mas também a língua brasileira de sinais (libras), de forma que possa se comunicar com mais facilidade com os demais.
Perguntas interessantes