Saúde, perguntado por venariaamparo2, 1 ano atrás

a reação cruzada ela é benéfica, maléfica ou as duas coisas para o organismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Dankelino
0

Partículas complexas como bactérias, fungos, células nucleadas ou eritrócitos podem estimular resposta imune, pois são constituídas de uma MISTURA COMPLEXA DE PTN, GLICOPTN, POLISSACARÍDEOS, LIPOPOLISSACARÍDEOS. Mas uma informação importante é que a resposta imune não é dirigida para essa bactéria como um todo, mas sim para UNIDADES que compõem, presentes nessa bactéria. A resposta imune contra esse tipo de partícula pode ser compreendida como uma resposta para cada tipo de Ag dessa partícula.

Essas ÁREAS que ESTIMULAM A RESPOSTA e com as quais os Ac tendem a se ligar são chamadas DETERMINANTES ANTIGÊNICOS.

Portanto pode-se dizer que esses determinantes antigênicos é que são os Ag. Se uma bactéria entra no organismo hospedeiro ocorre o reconhecimento e produção de resposta imune para os det.Ag dessa bactéria e não para ela como um todo.

Em geral o número de det.Ag está relacionado ao tamanho molecular (1det Ag para cada 5.000 daltons).

O det. Ag ainda pode ser dividido em SUBPARTES sendo chamado de EPÍTOPO, apesar de muitas vezes ocorrer o uso desse dois termos como SINÔNIMO. Um det. Ag pode ter vários epítopos diferentes ou epítopos repetidos.

Exemplo é o vírus da Febre Aftosa Þ det Ag possui VP1, VP2, VP3 e VP4.

Os Ac formados serão ESPECÍFICOS PARA CADA EPÍTOPO, e não para a molécula antigênica como um todo.

Pode-se encontrar det. Ag idênticos em várias moléculas diferentes, de forma que Ac dirigidos contra um Ag podem inesperadamente reagir com um Ag de uma fonte aparentemente não relacionada. Esta situação é conhecida como REAÇÃO CRUZADA.

Perguntas interessantes