A reabilitação neuropsicológica tem como objetivo auxiliar no tratamento de alterações cognitivas e comportamentais decorrentes de disfunções ou lesões cerebrais. Sobre Reabilitação Neuropsicológica, analise as afirmações abaixo:
Assinale a alternativa correta:
a.
O foco da reabilitação Neuropsicológica é a potencialização da plasticidade neuronal. Estratégias de compensação e modificação do ambiente não devem fazer parte do processo de reabilitação neuropsicológica.
b.
O treino cognitivo é a abordagem de reabilitação neuropsicológica que tem como objetivo corrigir e/ou ensinar os pacientes a lidar com os déficits cognitivos e é a abordagem com maior evidência de eficácia.
c.
A reabilitação neuropsicológica é um processo que inclui o paciente e seus familiares, que devem trabalhar em parceria com os profissionais da saúde a fim de possibilitar recuperação e melhor qualidade de vida.
d.
A plasticidade neuronal se refere a capacidade de recuperação funcional após uma lesão do sistema nervoso. A capacidade de regeneração é ilimitada, desde que estimulada corretamente para isso.
e.
A principal forma de medir eficácia da reabilitação neuropsicológica está na avaliação do desempenho cognitivo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
A. devem fazer parte.
B. existem outras abordagens, não se tem um consenso sobre qual é mais eficácia.
C. https://www.einstein.br/estrutura/centro-reabilitacao/especialidades/psicologia/reabilitacao-neuropsicologica
D. Não é ilimitada.
E. Na abordagem cognitiva, o foco da reabilitação está no prejuízo neuropsicológico e na restauração da função cognitiva por meio de treinos específicos, ao passo que a reabilitação neuropsicológica é orientada a metas funcionais significativas, aplicadas às diversas áreas de vida, buscando a integração da pessoa com dano cerebral ao seu ambiente da forma mais autônomo possível (Wilson, 2011; Prigatano, 1997). Independentemente da abordagem, o desenvolvimento e manejo dos processos pelo clinico demanda amplo conhecimento sobre modelos em cognição, emoção e aprendizagem, entre outros. Conforme Wilson (2002) enfatiza, ao discorrer sobre o modelo compreensivo da reabilitação cognitiva, é necessário combinar metodologia cientifica, teoria e relevância clínica neste contexto.