Filosofia, perguntado por matheusking591h, 1 ano atrás

A razão se opõe a crença religiosa. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que justifica esta afirmativa​

Soluções para a tarefa

Respondido por Manamochi
1

Resposta:

A reivindicação de autonomia da razão perante as crenças e os preconceitos herdados da tradição é considerada um dos fundamentos da nossa modernidade intelectual. Assim, o filósofo racionalista que quer conquistar a autonomia e se libertar dos preconceitos deve sobretudo admitir que todas as coisas, aparentemente, são evidentes e óbvias, devem ser interrogadas e que as crenças não refletidas devem ser submetidas ao crivo da razão.

Para a filosofia iluminista, a razão deve encontrar o seu fundamento em si mesma e não se ancorar mais em pressupostos que lhe seriam exteriores. A radicalidade dessa posição está no fato de se afrontar a uma tradição dogmática, a da leitura religiosa da Escritura sagrada. Não admitiria nenhuma autoridade nem se submeter ao tribunal da razão: é a exigência que recusa o valor absoluto de toda tradição.

Esse processo, por meio do qual as sociedades ocidentais modernas saíram da órbita religiosa, das forças e das seduções mágicas, foi qualificada pelo sociólogo alemão Max Weber como "desencantamento do mundo". Esse movimento é, ao mesmo tempo, aquele por meio do qual ocorreu um processo de racionalização instrumental cada vez mais crescente.

A não influência do religioso nas representações que os seres humanos fazem do mundo e da sua própria existência acompanhou, assim, a formação do Ocidente moderno. Ela implica não que nós conheçamos melhor as condições em que vivemos, mas, ao contrário, que pensamos poder dominá-las, já que, em princípio, não existe nenhum poder misterioso e imprevisível que interfira no curso da nossa vida. (eu tentei)

Perguntas interessantes